Jovens da comunidade de Manguinhos receberam o certificado de conclusão do curso de Introdução à Programação de Computadores, ontem, na Unisuam. Os 20 alunos de 11 a 16 anos concluíram o ensino, que é uma parceria entre a universidade e a Fiocruz, ministrado com o material didático do CodeComet.
O CodeComet é um sistema de ensino de Ciência da Computação voltado para crianças e jovens em idade escolar. O curso ensina programação de computadores, inspirando jovens a aprenderem a programar na prática por meio de jogos e personagens.
A iniciativa surgiu da parceria entre o CodeComet e o curso de Ciência da Computação da Unisuam. Segundo Miguel Fernandes, engenheiro de computação pela UFRJ e fundador da CodeComet e da Inventos Digitais, “quando um jovem aprende a programar um computador, ele está não só trabalhando a confiança criativa, como também aplicando os conceitos práticos e abstratos do que ele aprendeu para lidar com os desafios reais que encontra no caminho. Isso o leva naturalmente a exercitar outras habilidades em sua escolha, como o pensamento crítico e o raciocínio lógico”, explica.
Segundo Miguel, a programação ensina o estudante a pensar de forma estruturada, ajudando o aluno a definir suas ações em instruções, um passo-a-passo definido por sequência de números e palavras.
“Dessa forma, a programação tem contribuído para o aprendizado da matemática e outras matérias e linguagens nas escolas ao redor do mundo, e é isso que temos buscado com o CodeComet nas escolas que estamos. Em países como a Islândia, a programação já é uma matéria formal que integra o currículo das escolas, assim como o português e a matemática”, completou.
Miguel trabalhou mais de 10 anos no mercado financeiro como programador profissional e atualmente ministra aula em colégios no Rio de Janeiro, ensinando tecnologia a estudantes do ensino médio e fundamental. Agora esses jovens estão capacitados a trabalhar em projetos que envolvam criação de produtos digitais como jogos, sites e aplicativos.