Jovens do bairro da Federação e bairros circuvizinhos, que sonham estrelar em passarelas e ensaios fotográficos tem até sexta-feira (19) para se inscreverem no concurso.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Federação, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), abriu inscrição para a 2º edição do Miss Black Federação.
Podem concorrer ao título mulheres afrodescendentes, a partir de 15 anos, do bairro da Federação e comunidades vizinhas.
Os cadastros devem ser realizados até sexta-feira (19), das 9h às 16h, no CRAS, localizado na 2ª Travessa Pedro Gama, Alto do Sobradinho, s/n, Federação.
O concurso faz parte do projeto “Nossas Pretas têm Dendê”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, celebrado dia 25 de julho. A ação irá homenagear as manifestações da cultura e da beleza negra da comunidade da Federação e adjacências, como um ato de empoderamento e emancipação da negritude feminina local. Além de sensibilizar as pessoas a refletir sobre o lugar da mulher negra baiana na sociedade contemporânea.
A eleição da Miss Black Federação acontece no próximo dia 27, às 13h. Na ocasião, também será realizada a roda de conversa sobre a importância do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha como um marco histórico e forma de conscientização acerca da realidade das mulheres negras do território local.
O ‘Julho das Pretas’, é um movimento realizado durante todo o mês para lembrar o dia 25 de julho de 1992, data em que foi realizado o primeiro Encontro de Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, no Caribe.
Os temas discutidos na reunião foram o machismo, o racismo e estratégias utilizadas para combatê-los. No mesmo ano, a data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).