Justiça ouve queixas de ministros sobre ações da Polícia Federal

Mendonça ouviu as queixas dos ministro sobre a PF - Foto governo federal

Ministros de tribunais superiores reclamaram com o ministro da Justiça, André Mendonça, da atuação da Polícia Federal nas operações nos últimos dias. Segundo as queixas, as ações são muito midiáticas e as investigações são oportunistas, na onda da polarização política. Os magistrados sugeriram um código de conduta sobre horário, trajes e carros utilizados nas operações. Recentemente, a PF agiu contra governadores de oposição e políticos do PSDB.

O ministro da Justiça não pareceu concordar, mas deve abordar o assunto com o diretor-geral da PF. As operações envolvendo governadores foram autorizadas por ministros do Superior Tribunal de Justiça e as contra os tucanos saíram da primeira instância.

Ações contra bolsonaristas, deferidas por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, não entraram na lista de reclamações  porque têm apoio de magistrados das duas cortes, pelo espírito de corpo — alguns deles são alvo dos ataques nas redes. As queixas ocorrem no mesmo momento em que Senado e Câmara também decidiram reagir às buscas e apreensões em gabinetes dentro do Congresso.