Seja pela falta de infraestrutura seja pelos conflitos violentos que influenciam os jovens moradores de favelas de frequentarem aulas, percebe-se que a educação possui inúmeros desafios no Brasil. Sendo assim, ultrapassar barreiras sociais para o sucesso dos jovens é cada vez mais difícil e precisa de cada vez mais apoiadores. Nesse contexto, o projeto Bandeirantes Já da comunidade Bandeirantes/Cesar Maia surgiu em 2009, promovendo o desenvolvimento social através de uma escolinha com aulas de reforço e outras atividades, integrando os jovens em diversas funções além do espaço de estudante passivo e desenvolvendo o senso de liderança no dia a dia da organização. Esse comprometimento tem permitido a instituição a expandir cada vez mais sua atuação e alcançar objetivos antes considerados impossíveis. Os bandeirantes vão mostrar que um pouco de senso comunitário pode transformar vidas e esse engajamento pode vir de diversas formas. No novo projeto Bandeirantes Sem Frontes, a organização conta com o apoio de todos para levar os jovens à França e nos contou mais detalhes sobre esse novo desafio.
ANF – Desde que o projeto foi iniciado em 2016, como tem sido o retorno dos jovens que participaram e participam?
Débora Vieira – Desde 2016, quando o projeto BSF foi criado por Marine Pettit, intercambista da PUC-Rio, os jovens coordenadores e monitores do projeto reagiram com muita motivação e o sonho começou a criar raízes na mente destes. Antes de tudo, os jovens monitores do Projeto Bandeirantes Já de 12 à 15 anos, passam por um processo de desenvolvimento pessoal onde são preparados e capacitados para o intercâmbio. Sendo assim, começamos esse treinamento bem cedo a fim de que todos os jovens possam estar desenvolvidos e capacitados como coordenadores para tirar máximo proveito da visita cultural que farão no futuro. Mediante isso, Berenice Carola, Gabriel Barbosa e Rafael Rabelo, já estão prontos para o intercâmbio. De lá para cá, recebemos cerca de 30 franceses em nossa associação. Trazendo um pouco da cultura, com aulas de gastronomia e língua francesa.
ANF – Sabemos que a intenção do projeto é incluir a juventude da comunidade com várias ações educacionais. Como que o francês entrou na história?
Débora Vieira – Na verdade, essas ações educacionais já existem e com resultado bastante satisfatório para a entidade. O intuito é ampliá-los de acordo com o desenvolvimento dos jovens monitores e coordenadores da instituição. Assim como, aumentar também o corpo de trabalho dentro do Bandeirantes.
ANF – Em 2017, o jovem Rafael Rabelo ganhou um prêmio internacional Prudential Espírito Comunitário e é possível perceber através de sua história como o Projeto Bandeirantes Já o empoderou a perceber seu protagonismo. Como acha que a iniciativa Bandeirantes Sem Fronteiras irá inspirar outros jovens?
Débora Vieira – Com o Projeto BSF, os jovens poderão descobrir novas oportunidades no mundo, ter o desenvolvimento pessoal, empoderamento, desenvolver uma melhor e nova visão para o futuro. O BSF, tem como objetivo abrir novos horizontes para os jovens, por tempo, da própria associação que sonham em viajar ou conhecer novas culturas, melhorar seu currículo para serem inseridos com qualidade no mercado de trabalho. Serão também multiplicadores de todo aprendizado do intercâmbio no Projeto Bandeirantes Já, e em empresas e instituições parceiras.
ANF – Por fim, depois que a meta for alcançada, qual será os próximos passos do projeto?
Débora Vieira – O Projeto Bandeirantes Sem Fronteiras vai além de um dia de voluntariado e de uma viagem turística, temos como alvo atrair mais jovens para essa iniciativa, expandir para mais comunidades, empresas e instituições parceiras; além de fixar em outros países. Nossa meta é enviar todo ano 2 ou 3 jovens para França e outros países.
Para ajudar esse projeto alçar voo ao território francês, basta realizar uma doação seguindo os dados abaixo:
Via cartão de crédito através da plataforma Paypal, no link abaixo:
http://abre.ai/edoepaypal
Ou doe diretamente nas contas bancárias da ONG Bandeirantes Já:
Banco do Brasil – 001
Ag.: 2909-2
Cc.: 52084-5
CNPJ: 31.712.174/0001-00
ASSOCIAÇÃO CIVIL REDE SOCIOCULTURAL BANDEIRANTES JA
———————————————
Banco Itaú – 341
Ag.: 0598-2
Cc.: 15264-3
CNPJ: 31.712.174/0001-00
ASSOCIAÇÃO CIVIL REDE SOCIOCULTURAL BANDEIRANTES JÁ
Quer saber mais sobre o Projeto e os jovens que irão participar? Acesse as redes oficiais abaixo:
http://abre.ai/nossahistoria
https://www.facebook.com/bandeirantesja/