A atleta de Karatê, Rubi Cordeiro de Almeida, 12, faixa marron, moradora do Bairro da Paz, em Salvador-Ba, integrante da Shihan Karatê Clube Renovação, conquistou medalha de bronze, em sua primeira competição internacional, no Campeonato Mundial de Karatê, em Buenos Aires- Argentina, no último final de semana, 26 e 27 de outubro. A Karateca teve apoio financeiro da Agência de Notícias das Favelas, Instituto Abelha Rainha e do Projeto Líder Mirim.

Além do apoio institucional da Federação Bahiana de Karatê Semi Contato, da Lordelo Logística e do Instituto Renovação, Rubi Cordeiro de Almeida, que atualmente é tetra campeã brasileira e baiana na sua categoria, é treinada pelo Mestre Edmundo Andrade.

A competição

Rubi Cordeiro, competiu com outras nove karatecas, na categoria juvenil, entre 12 e 14 anos, de várias nacionalidades (Chile, Peru, Honduras, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela).

O primeiro desafio foi no Kata (apresentação de golpes/movimentos), quando enfrentou as 9 adversárias, ficando em quarto lugar na somatório dos pontos, se classificando para as lutas. Em seguida, iniciaram os combates, com 5 atletas, e na oitava de final, Rubi ganhou para a atleta da Argentina, e na semifinal perdeu para outra brasileira, e foi para a disputa do terceiro lugar contra a peruana, conquistando a medalha de bronze.

Títulos

Com a recente conquista, a karateca está em terceiro lugar nacional, na sua categoria, com uma medalha (bronze) internacional, tetra campeã brasileira e bahiana, 2014/15/19/2023, por equipe.

Resultado coletivo:
Atletas da Shihan Karatê Clube Renovação, com sede no Bairro da Paz, conquistaram 11 medalhas no Campeonato Mundial de Karatê, em Buenos Aires- Argentina, outubro de 2024. Os karatecas conquistaram 6 medalhas de ouro, 1 de prata e 4 de bronze, totalizando 11 medalhas, distribuídas entre 8 atletas, de varias categorias, entre infantil a master.

Atletas.
Clara Nascimento, Edmundo Andrade (técnico e atleta), Gabriel Oliveira,  Wislan Ferreira, Rubi Cordeiro de Almeida,  Walter Morais, Felipe Coelho, Jhonata Oliveira.

Alem dos atletas, a equipe da Shihan contou dois integrantes representando a comissão técnica (Paulo de Almeida e Veralucia Leal).