A jornalista Kardelícia Mourão Lopes, conhecida como Kardé Mourão, morreu aos 65 anos, no último sábado. A informação foi divulgada neste domingo (30). Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), ela enfrentava um câncer e não resistiu às complicações do tratamento. Kardé presidiu o Sinjorba entre 2004 e 2010 e também foi diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O velório será iniciado às 14h deste domingo (30), na Capela B do Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, e a cerimônia de cremação está marcada para as 16h.

A causa da morte foi relacionada a complicações decorrentes do tratamento medicamentoso, que se seguiu a cirurgias realizadas no final de 2024 para a retirada de parte do intestino, bexiga e útero. 

Com atuação marcante no movimento sindical, trabalhou em diversas entidades, incluindo a CUT e a CTB, e integrou a equipe que formulou o primeiro Manual de Assessoria de Imprensa do Brasil. Atualmente, atuava como jornalista autônoma.

Colegas, amigos e lideranças políticas lamentaram a perda. O Sinjorba destacou sua dedicação à luta por melhores condições para a categoria.

Internada no Hospital Roberto Santos antes do falecimento, Kardéc teve uma campanha de doação de sangue mobilizada por familiares e amigos. Ela deixa mãe, filho, neto e demais familiares.