Lançamento da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação

foto: divulgação da reunião da Frente

Na noite de ontem (23), aconteceu a primeira reunião de lançamento da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação, pelo canal do Youtube da TV Alerj (https://www.youtube.com/watch?v=0Ges5KnThDY).
O movimento é presidido por Waldeck Carneiro, deputado do Partido dos Trabalhadores (PT), mas se estabelece como frente suprapartidária.

O encontro contou com a participação de coletivos e movimentos sociais da área de comunicação, como o Fale Rio, coletivo que luta pela liberdade de expressão e democratização da comunicação, além do Fórum Nacional de Defesa da Democratização da Comunicação.

Waldeck conversou com a ANF e afirmou buscar a garantia de que a assembléia legislativa tenha uma instância de luta permanente pela pauta da democratização da comunicação, atuando, por exemplo, nas lutas relativas a um funcionamento de um conselho estadual de comunicação do Rio de Janeiro, com ampla participação da sociedade civil, que ajude a formular as diretrizes de comunicação do estado.

Além disso, lutar também por parcelas das receitas publicas de publicidade do estado, que sejam destinadas as mídias populares, independentes e comunitárias, que cumprem um papel fundamental na democratização.

Há também as pautas mais globais, como a resistência contra os grandes oligopólios e concentração de capital no controle da comunicação; o que não favorece a democratização da comunicação. Para que isso aconteça, é necessário a diluição de veículos e perspectivas, para que haja a circulação de diferentes análises e prismas de compreensão da realidade.
Os participantes da frente também se posicionam contra a privatização da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC.

O encontro contou com a fala de diversos participantes e teve seu encerramento relembrando algumas principais missões, como ampliar ao máximo a adesão dos parlamentares na frente, além de monitorar mais de perto as pautas relacionadas a comunicação que tramitam na assembleia, e constituição de uma agenda para discussão de projetos de leis. A frente propõe um conjunto de lutas, seja tocante a pauta nacional ou especificamente do Rio de Janeiro, com protagonismo dos movimentos sociais no conselho.

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas