Ocorreu nesta segunda feira (02/09), no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, o lançamento da Frente Popular Parlamentar em Defesa das Favelas, instituída pelo deputado federal Igor Kannário (DEM).
O evento contou com a participação dos representantes dos movimentos sociais, artistas de rua e integrantes da sociedade civil organizada.
O encontro teve como fundamento debater sobre a “arte de rua”, como grafites, malabares poesia, percussão, dentre outros. Além de discutir sobre a importância da união dos poderes e sociedade para promoção da arte.
Presidiram a mesa debatedora, Carla Sampietro, assessora parlamentar, representando o Deputado Igor Kanário, a delegada Patrícia Pinheiro, a presidente da comissão de promoção e igualdade raça da OAB/BA Dandara Lucas Pinho, a diretora da Funceb Renata Dias, representante da secretaria de cultura do Estado Andressa Monique e representando os artistas de rua, o grafiteiro Bigode.
Patrícia Pinheiro, diz que é um orgulho fazer parte dessa construção e que é de suma importância poder dialogar com os artistas de rua, falar sobre educação e segurança pública, esse feito é algo que valoriza ainda mais a iniciativa da frente.
Para o grafiteiro Bigode, a frente popular chega para dá um gás nos artistas independentes que desenvolvem seus trabalhos com muita dificuldade e podem ter um suporte através de ações coletivas reunindo artistas de várias vertentes.
O presidente do núcleo LGBT de cajazeiras, Tarcísio Borges, diz que a frente popular é de suma importância para os movimentos sociais e os grupos de minorias, que terão novos espaços para apresentar suas demandas e também oferece aos artistas um ambiente para expor suas ideias e artes/produções.
Novos encontros serão agendados nos próximos meses para ampliar o debate sobre o assunto com outros seguimentos da sociedade civil. A cada nova agenda novos representantes serão convidados para compartilhar suas propostas junto aos membros da frente popular.