O livro Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil teve lançamento no último sábado (18), na Casa do Hip Hop, no Pelourinho em Salvador.
Organizada pelo fundador da Agência de Notícias das Favelas-ANF, o jornalista carioca André Fernandes, a obra reúne nove autores e apresenta experiências de comunicação comunitária na ótica de comunicadores populares e especialistas.
O jornalista e professor da Universidade do Estado da Bahia-Uneb, André Santana, assina um dos artigos do livro: “Midiativismo antirracista em Salvador: Experiências de Comunicação Comunitária na Mídia Digital Negra”.
Produzido pela ANF Produções, o livro tem prefácio de Itamar Silva, fundador do Grupo Eco e Viva Rio e apresentação da pesquisadora Ivana Bentes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em sua fala inicial, André Fernandes agradeceu aos parceiros baianos, apresentou a publicação e lembrou os projetos da ANF na Bahia desde 2016, como o trabalho com o Minidoor Social, Rede de Agentes de Comunicação Comunitária -RACC, em 2019 e o jornal impresso A Voz da Favela, o curso de formação de comunicadores foi financiado pela Neoenergia em parceria com a FTC- Faculdade de Tecnologia e Ciências.
“Lançar esse livro agora é estratégico nesse cenário político brasileiro porque o povo volta a ter espaço, os veículos da mídia alternativa ficaram sem apoio nos últimos quatro anos, sem acesso às parcerias do Mídia cad do governo federal que favoreceu a produção de fake news através de veículos de comunicação”, denuncia.
Comunicadores Populares
O evento contou com a presença de várias referências da cultura e da comunicação, como Clarindo Silva, do Projeto Cultural Cantina da Lua, do DJ Branco, coordenador da Casa do Hip Hop, do professor Jonicael Oliveira, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação- Comitê Bahia.
Além de colaboradores da ANF, comunicadores do Nordeste de Amaralina (coletivo O que Fazer no Nordeste e a Rede Midicom- Rede de Mídias Comunitárias de Salvador), da cidade de São Sebastião do Passé- Ba (Jornal Fala Comunidade), professores da Universidade Federal da Bahia- UFBA- e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, em Cachoeira. Gabriela Amorim e Alfredo Amorim, do Brasil de Fato- Bahia, Monica Sacramento da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias- ABRAÇO Bahia.
Gabriela chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pela mídia alternativa que prioriza as pautas dos movimentos sociais do campo e da cidade. “Fazer Jornalismo Popular é difícil, manter rádios comunitárias sem financiamento é uma luta. As portas do Brasil de Fato estão abertas para a ANF”, informa.
Para Guilherme Fernandes, professor de Jornalismo da UFRB a obra será útil no processo de criação da disciplina Comunicação Comunitária na instituição. “É importante ter acesso a essas experiências práticas, motiva outras ações e desperta interesse dos alunos em formação”, afirma.
A ANF na Bahia, com sede no Bairro da Paz em Salvador, formou nos últimos quatro anos comunicadores populares em bairros periféricos na capital e em municípios como Alagoinhas, Camaçari e São Sebastião do Passé.
Nadja Rodrigues do Jornal Fala Comunidade”, de São Sebastião do Passé, reconheceu a atuação da ANF para a democratização da comunicação no município e na formação de jovens.
“Somos fruto de um curso de comunicação comunitária ministrada pelo editor Paulo de Almeida, e estamos aqui para mostrar para o mundo a Comunicação Comunitária que construímos”. Um grupo de jovens do município participou do evento e aproveitou para produzir matéria para o jornal.
Pioneirismo
Fundada em 2001 a agência conta hoje com mais de 500 colaboradores voluntários em diversos estados brasileiros, em todas as regiões do país, a maioria oriundos e ou moradores de favelas, que produzem conteúdos exclusivos para seu jornal, site e redes sociais.
A ANF ganhou em 2016 o Prêmio Nacional de Mídia Livre do Ministério da Cultura, o que possibilitou a realização do primeiro curso de formação da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação – RACC.
Ela é a primeira agência de notícias de favelas do mundo reconhecida pela Agência Reuters e é a única organização de mídia independente no país que tem um Manual de Redação e Estilo para orientar a produção jornalística dos colaboradores.
Em 2023 a intenção é ampliar a rede de parceiros e voltar a publicar o jornal “A voz das favelas” para aumentar a distribuição.
O impresso já circulou no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com tiragem mensal de 50 mil exemplares em cada cidade, totalizando 150 mil tiragem mensal, até 2020, início da pandemia da Covid-19.
A Editora ANF Produções também publicou em 2014 “Perseguindo um Sonho”, de André Fernandes, que está na 3ª. Edição. Já o Instituto de Pesquisa da ANF garante dados atualizados para a produção do conteúdo.
A abertura do evento foi feita pelo editor e coordenador de ações sociais da ANF Paulo de Almeida Filho, que formou a primeira mesa com as presenças de DJ Branco, Gabriela Amorim, Clarindo Silva e Nadja Rodrigues.
Todos falaram sobre suas vivências e a importância da ANF para a Comunicação Comunitária.
Em seguida, o momento foi da apresentação do fundador da ANF e organizador do livro, André Fernandes, que ressaltou a relevância da construção e fortalecimento da rede de comunicadores construída em vários pontos do Brasil.
Para finalizar, os presentes que adquiriram o livro puderam receber a dedicatória de André e sessões de fotos, com um lanche coletivo para encerrar o evento.
A matéria teve contribuição da colaboradora, jornalista Rose Cunha.
O lançamento do livro foi notícia em vários veículos de comunicação na capital, interior e outros estados.
https://bahia.ba/mais_gente/agencia-de-noticias-das-favelas-lanca-livro-sobre-comunicacao-comunitaria-no-brasil/
https://bafafanoticias.com.br/andre-fernandes-lanca-livro-sobre-os-novos-rumos-da-comunicacao-comunitaria-no-brasil/
https://revistaafirmativa.com.br/novos-rumos-da-comunicacao-comunitaria-no-brasil-fundador-da-agencia-de-noticias-das-favelas-lanca-livro-em-salvador-ba/
https://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/69113-comunicacao-comunitaria-no-brasil-e-tema-de-livro-da-primeira-agencia-de-noticias-de-favelas-do-planeta
Fundador da Agência de Notícias da Favela lança livro na capital baiana
Agência de Notícias das Favelas lança livro: Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil.
https://www.oradiao.com/agencia-de-noticias-das-favelas-lanca-livro-novos-rumos-da-comunicacao-comunitaria-no-brasil
https://www.paripe.net/noticia?url=anf-lanca-livro-novos-rumos-da-comunicacao-comunitaria-no-brasil
Livro aborda novo papel da comunicação comunitária no Brasil
Confira um pouco dos bastidores na galeria abaixo.