“A mente que se abre para o conhecimento jamais volta ao seu tamanho original”.
Uma das melhores coisas que aprendemos na vida é sobre a importância da leitura, a magia de juntar as letras e formar palavras, frases, e ter aquela descoberta do sentido é incrível.
Atrair atenção de crianças para leitura é uma tarefa um pouco complicada, porque nessa fase elas gostam de coisas práticas. Parece muito mais legal observar o desenho ou a figura do que fazer o exercício de juntar as letrinhas.
Mas, aí entra a participação da família e dos educadores para tentar mudar isso, pois ao descobrir o poder da leitura essas crianças futuramente podem ganhar o mundo.
A leitura pode estimular a criança a ter discernimento do que é certo ou errado, do que é bom ou não.
Difícil mesmo é colocar na cabeça de alguém tão jovem que a leitura é essencial, e será útil para qualquer momento da vida. Não é porque você gosta de números que não será necessário ter hábito de leitura, como vai entender o que o cientista ou físico fez para chegar até aquela fórmula?
Ou como fará para entender a história do seu povo?
A leitura é a base do conhecimento, com a prática da leitura o vocabulário fica mais rico, os conhecimentos são ampliados, melhora a escrita e ainda ajuda na fala.
Mas, talvez surja uma pergunta: O que devo ler?
Simples, leia o que você gosta.
Desde pequeno fui incentivado a ler. Li muitos contos, fui crescendo e descobri o acervo do meu pai com milhares de livros da literatura brasileira, com diversos autores como: Graciliano Ramos, José de Alencar, Jorge Amado, Cecília Meireles e por aí vai.
No primeiro momento não tive muito interesse por eles, mas aí chegamos a bendita fase do ensino médio onde você é obrigado a ler livros literários para o pré-vestibular. Acabei tomando gosto e o meu livro preferido naquela época foi “Senhora” de José de Alencar.
Tive um professor de português, único e que jamais esquecerei da nossa conversa sobre criar hábito de leitura. “você precisa começar com o que você gosta, leia revista de games, leia sobre futebol, leia sobre novela, leia sobre fofoca, até pornô se tiver texto leia também.
E eu cai no riso. Dito e feito, hoje estou lendo sem problema, e por pouco em 2019 não foi 10/10. Li nove livros em um ano, quase bati a minha meta.
Vamos tentar esse ano novamente!
Com a escolha profissional a leitura se tornou ainda mais aliada, sempre antenado nas notícias, seja no jornal impresso ou digital.
Para os que desejam me presentear, seja no aniversário, que por sinal é dia 15/01, livros são sempre bem vindos, em qualquer ocasião.
“Me armo de livros e me livro de armas”!