Representantes dos partidos da oposição encaminharam nesta sexta-feira (15), novo pedido de impeachment contra o Presidente Jair Bolsonaro, devido a negligência e a irresponsabilidade frente ao cenário de caos que vive o estado do Amazonas.
Os parlamentares dos partidos Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT, consideram ato gravíssimo a forma como o presidente se porta, caracterizando como crimes de responsabilidade em série, que está resultando a morte de várias pessoas e agravando a dor de inúmeras famílias.
O pedido de impeachment contra o presidente da República tem caráter político e criminal, pois como chefe de estado não está contribuindo para diminuir o drama da saúde pública, onde pessoas estão morrendo por falta de oxigênio, e seus atos estão indo contrário as orientações das autoridades de saúde.
O presidente age para desqualificar a ciência, profissionais de saúde e campanhas de vacinação, ignora o uso de máscaras e incentiva o uso de medicamentos ineficazes, sem comprovação cientifica e propagando Fake News.
Se não bastasse todas essas atrocidades, ele ainda viola o pacto constitucional entre União, Estados e Municípios.
Esse é o 57º pedido de impeachment contra Bolsonaro. Dos 56 pedidos enviados anteriormente ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e recebidos pela Casa, apenas um foi arquivado até hoje.
No total, incluindo aditamentos e pedidos rejeitados e retirados pelos autores, foram 60.
Comunicado oficial sobre o pedido de impeachment
“Considerando a prática de crimes de responsabilidade em série, que resultaram na dor asfixiante do Amazonas e de milhares de famílias brasileiras, nossos partidos – Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT – decidiram apresentar novo pedido de impeachment do Presidente Jair Bolsonaro.
O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, Estados e Municípios. O Brasil está morrendo sufocado por este Presidente. Basta! Já passou da hora de o Congresso Nacional, representando a nação, reagir.
Defendemos, também, que o Congresso volte a funcionar imediatamente, para aprovar medidas que possam colaborar decisivamente para sanar os graves problemas que vitimam a população do Amazonas e de todo o Brasil.
Pedro Ivo Batista e Laís Garcia – Porta-vozes da Rede Sustentabilidade
Carlos Siqueira – Presidente do PSB
Gleisi Hoffman – Presidente do PT
Luciana Santos – Presidente do PCdoB
Carlos Lupi – Presidente do PDT
José Guimarães – Líder da Minoria na Câmara
Joenia Wapichana – Líder da Rede Sustentabilidade
Alessandro Molon – Líder do PSB
Enio Verri – Líder do PT
Perpétua Almeida – Líder do PCdoB
Wolney Queiroz – Líder do PDT
Carlos Zarattini – Líder da Minoria no Congresso Nacional