Biblioteca Comunitária Adalberto Mendes, em Terrenos Novos, Sobral/ CE foi inaugurada em maio de 2019.

 

A ação foi pensada e consolidada pelo Movimento Social Fome, que também articula outras atividades na comunidade e em periferias vizinhas.

O bairro Terrenos Novos, assim como os demais da cidade, muitas vezes, é palco de ocorrências violentas, mas por ser favela, a mídia só mostra isso acarretando um pânico moral que estigmatiza e segrega os espaços periféricos, alterando também a imagem dos sujeitos locais.

Sustentado no lema de que “outras fomes” também devem ser saciadas, o movimento entende que a leitura e o conhecimento são ferramentas essenciais na composição dos alicerces para uma sociedade mais igualitária, crítica e atuante, sobretudo, reconhecedora de seus direitos.

Crédito: Ingrid Parente. Acervo LABOME

Com um acervo doado por pessoas de diversos segmentos da sociedade local, a Biblioteca conta com uma quantidade considerável de livros que tratam de temas que vão desde a literatura infantil à acadêmica, abordando assuntos diversos.

Porém, de acordo com Renan Dias, membro do Movimento, não se sabe a quantidade exata do acervo que compõe a biblioteca, pois o espaço trabalha com voluntários e ainda não foi possível fazer esse trabalho.

Atualmente, a biblioteca funciona apenas pela manhã, já que apenas Dias tem disponibilidade para atender ao público local. No período das férias, ficou evidente a presença de crianças querendo conhecer o espaço, brincar e levar gibis, mas a expectativa é que toda comunidade possa usufruir da iniciativa.

Crédito: Ingrid Parente. Acervo LABOME

*Matéria publicada no jornal A Voz da Favela, edição Agosto de 2019