“Ainda não é comum ver pessoas pretas como personagem principal nas artes. Nossas crianças precisam se reconhecer na literatura”. No próximo dia 20 de julho, será lançado o livro Kitty Sabe Esperar, da pedagoga e escritora baiana, Denise Vaz Bela, que atua na periferia de Salvador, e traz a representatividade e o protagonismo negro, e sugestões para famílias discutirem sobre como administrar o tempo e desenvolver a paciência nas crianças, que crescem em um mundo digital cada vez mais acelerado e com desejos satisfeitos a um click, a partir da experiência de ser mãe de duas crianças.

A pedagoga, que sempre teve um encanto pela escrita, resolveu levar mensagens lúdicas e educativas para as crianças. Foi depois da autobiografia Êta, mulher arretada, que Denise resolveu se dedicar à literatura infantil. Kitty Sabe Esperar será apresentado ao público em espaço num ambiente no Game Station, do Shopping Bela Vista, no dia 20 de julho. “Estou aproveitando e criando oportunidades. O lançamento será realizado em um parque de diversões. Porque a leitura também pode ser leve e divertida”, destaca.

A protagonista do livro ​Kitty Sabe Esperar não lembra em nada a famosa gatinha Hello Kitty. “Eu criei a personagem como um filho, até o nome escolhi com T dobrado e Y”. Kitty é uma menina negra, de olhos escuros, que encontra maneiras criativas de entender como o tempo funciona. A criação da personagem foi como um espelho para a própria Denise. “A Kitty sou eu criança. Uma menina da minha cor, com olhos parecidos com os meus, um reflexo da minha identidade.

O livro vai além da necessária discussão sobre protagonismo racial. Aborda outro tema igualmente importante: a paciência. A leitura ajuda as crianças, de forma lúdica, a entenderem a natureza do tempo. O livro traz dicas para inspirar os pais a ter paciência nos constantes desafios da missão de educar e para desenvolver essa virtude entre os pequenos. “Muitas situações que afligem os pais hoje têm a ver com a indisponibilidade de tempo para educar. Fica mais fácil ceder para evitar birras do que estabelecer diálogo e limites”, avalia a autora que tem longa experiência na educação infantil.

O livro Kitty Sabe Esperar tem 20 páginas e ilustrações assinadas pela por Camila Scavazza. O projeto gráfico da obra garantiu desenhos antirracistas, que servem de inspiração para outras pequenas “Denises” se enxergarem na história que quiserem. Contente com a história que vem escrevendo, a autora comemora: “Eu me sinto honrada quando uma pessoa lê meu livro. Para mim, é uma realização, motivo de grande felicidade”.

Quem é Denise Vaz Bela?

Denise Vaz Bela tem 45 anos, é mãe de dois filhos, educadora e escritora. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui especializações em Gestão Escolar (Faculdade São Luiz), Educação Integral (UFBA) e em Psicopedagogia pela Universidade de Ciências e Tecnologia da Bahia. Atualmente, trabalha como gestora escolar na rede municipal de Salvador, em uma creche localizada em Periperi.

Além de Kitty Sabe Esperar, participou da produção e organização de outras obras de literatura infantil, como Na Minha Creche Eu Sou Assim, Fauna Brasileira em Versos, (Re) Contos de Fada, Monstros e Gargalhadas e Coleção Letras e Rimas. Os livros infantis assinados pela autora baiana podem ser conferidos no site da Editora Usina de Textos. Já a autobiografia Êta Mulher Arretada está disponível em livrarias físicas e também na Amazon na versão E-book.