ANF ao Vivo: a realidade atual das favelas na pandemia com André Perissé

Divulgação

Como estão nossas favelas e periferias no atual estágio da pandemia? Um grupo de cientistas da Fundação Oswaldo Cruz desenvolve neste momento a atualização do primeiro relatório das favelas, que fez a radiografia das comunidades mais vulneráveis do Rio de Janeiro nos meses iniciais da crise sanitária do novo coronavírus.

Vamos conversar no ANF ao Vivo a partir das 17h30 desta quinta-feira, 24, no nosso canal no YouTube com o médico infectologista André Perissé, que atua como epidemiologista de doenças infecciosas e participa deste grupo da Fiocruz responsável pelas ações para o público mais vulnerável na Covid-19.

Importante frente de atuação da fundação na pandemia é o seu trabalho envolvendo moradores de favelas e populações indígenas. Nesta área o grupo reuniu informações sobre diversas ações nesse sentido.

Uma delas é a campanha de comunicação comunitária em favelas chamada “Se liga no corona”; outra é a chamada pública para financiar ações locais de enfrentamento da pandemia comandadas por organizações e coletivos das favelas; e uma terceira iniciativa é o selo “Fiocruz tá junto”, direcionado à validação dos conteúdos de materiais de comunicação produzidos por esses grupos.

Também são divulgadas notícias dos relatórios do grupo de trabalho formado por pesquisadores da Fiocruz e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que estuda o impacto da Covid-19 sobre os povos indígenas e sugere estratégias de redução desse impacto.