Está lançada e disponível para baixar gratuitamente a obra Acervos e Referências de Memória LGBTQIAP+. A obra é fruto de um projeto colaborativo entre o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo (MDS) e autores de diferentes regiões do país.
Para Emília Paiva, diretora executiva do Instituto Odeon, a publicação reforça o comprometimento da gestão do equipamento em imergir nas territorialidades LGBTQIAP+ e, assim, promover o resgate da história de uma população marginalizada e apagada ao longo da história.
De acordo com Leonardo Vieira, coordenador do núcleo de Museologia e Acervo do MDS e organizador do livro, a obra reúne diferentes perspectivas sobre acervos, coleções, e referências das comunidades presentes em diferentes locais do território brasileiro.
“O livro, além de abordar uma série de iniciativas relacionadas aos patrimônios e as memórias, fala sobre a importância de se mapear e preservar as histórias visando a valorização das vidas da população LGBTQIAP+. Esse material apresenta um breve panorama das discussões empreendidas atualmente por intelectuais, pesquisadores e militantes”, diz Vieira.
Além do valor científico e cultural, Acervos e Referências de Memória LGBTQIAP+, constitui uma importante base para discussões empreendidas no Museu da Diversidade Sexual.
A obra tem os seguintes autores:
Anna Paula da Silva
Caio de Souza Tedesco
Julia Aleksandra Martucci Kumpera
Lauri Miranda Silva
Leandro Colling
Leila Cristina Antero Cordeiro
Leonardo Vieira
Luiz Morando
Luiz Mott
Marcelo Cerqueira
Rafael Machado
O download do livro poderá ser feito no site do Museu da Diversidade Sexual, no link:
https://museudadiversidadesexual.org.br/
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas