Livro ‘Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil’’ é lançado no Rio

Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil. (Foto: Edvaldo Barone/ANF).

Aconteceu na noite de ontem (05/08) o lançamento oficial do livro ‘Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil’, organizado pelo fundador da ANF, André Fernandes, sendo também uma obra da ANF Produções.

Realizado no Armazém do Campo, no centro do Rio, o evento contou com a presença do próprio André Fernandes e, dos autores Adair Rocha e Patrick Granja, que tiveram seus textos publicados no livro.

André Fernandes no lançamento do livro – Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil. (Foto: Edvaldo Barone).

Adair Rocha comentou sobre o uso da comunicação comunitária entrelaçada a uma perspectiva política. “Esse lançamento tem um significado que vai além da própria comunicação e do comunitário. Ele é a expressão de uma perspectiva política que cada vez mais ajuda a explicar as contradições reais que estamos vivendo. Diante disso, para entender melhor que cidade é essa que um terço dela é de favelas e periferias? Que projeto urbano é esse que prevê isso? Não é algo que aconteceu por acaso, é previsto e isso significa que a escravização existe ainda hoje, significa que há uma relação de tratamento desigual e não é apenas a desigualdade, mas é uma perspectiva serviçal de uma parte da sociedade para que sirva a outra parte, como se isso fosse normal. E como se isso fosse normal é uma expressão da comunicação, portanto é a comunicação dominante, é o imaginário dominante e, isso significa então, que a comunicação comunitária é esse desafio de trazer a perspectiva libertária do que faz essa cidade acontecer’, disse o professor.

Patrick Granja, ressalta a importância de um livro como este para o momento em que vivemos. “Como o próprio título já diz eu acho que a gente tem muito o que discutir, principalmente as gerações mais antigas do jornalismo, comunicação tem muita coisa pra discutir porque as coisas mudaram muito rápido. Hoje em dia todo mundo tem uma câmera no bolso e isso junto à internet representa uma mudança de paradigma. Louvável a iniciativa da ANF em discutir este assunto, principalmente num momento político tão delicado como o que o País vive, no qual a comunicação se insere tanto no debate das fake news, quanto no debate sobre a internet e o celular como ferramenta de agitação política e, tudo isso está dentro da comunicação comunitária como um assunto, mais do que nunca, em pauta e que a gente precisa debater e estar sempre discutindo. O livro realmente veio num momento muito pertinente”, pontua.

Entre os presentes no evento esteve Renato Rovai, editor da Revista Fórum, que ressaltou a importância de um lançamento como este para a comunicação comunitária. “É uma alegria poder estar aqui no lançamento do livro do André, ele é um comunitário popular muito importante, está teorizando a respeito dessa produção que ele realiza, esse é um dos desafios do movimento popular”, pontua.

‘Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil’ estará à venda em diversas livrarias pelo Brasil, na Amazon, além do próprio site da Agência de Notícias das Favelas.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas