A obra reúne o trabalho de quatro fotógrafos que moram ou já moraram na favela
O livro Rocinha sob Lentes proporciona um passeio pelas cores e intimidades de uma das favelas mais conhecidas do Brasil. Publicada em português e inglês, a obra será distribuída gratuitamente em escolas da rede pública e instituições internacionais. Lançado no dia 14 de Março o livro representa o sonho realizado de um coletivo de fotógrafos, que são parceiros da ANF durante anos.
As fotografias reunidas na publicação de 97 páginas são de autoria de Allan Almeida, Diego Cardoso, Erik Dias e Marcus Costa. No dia a dia, esses quatro jovens têm empregos diversos: vigilante, auxiliar administrativo, supervisor de pet shop, garçom. Em comum, a fotografia e a Rocinha, onde moram ou moraram.
Fotografia popular, histórias e afetos da favela da Rocinha
“Já lá se vão 50 anos trabalhando como fotógrafo documentarista e, acreditem, ainda me emociono quando descubro fotógrafos populares documentando suas comunidades com aquele misto de intimidade e afeto que só quem vive ou viveu na localidade possui”, escreve o fotógrafo João Roberto Ripper no prefácio da obra.
Ripper, grande referência da fotografia popular, chancela a qualidade do trabalho apresentado. Nas imagens, entre brincadeiras de criança, celebrações e o cotidiano das ruas, observamos a vida pulsante em um cenário muitas vezes ilustrado a partir de imagens de violência e morte. Dentre as propostas da fotografia popular, está a busca por histórias de afeto e de respeito à vida. Essas histórias estão contadas no livro Rocinha sob Lentes.
Distribuição gratuita de dois mil exemplares para escolas publicas
O processo de curadoria e produção da obra foi feito pela Engenho Arte e Cultura. O projeto foi realizado após aprovação no Pronac (Projeto Nacional de Apoio a Cultura) com o número 201736 e tem patrocínio máster da Supergasbras. A proposta prevê a distribuição gratuita de dois mil exemplares. @rocinhasoblentes_oficial
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas