Não monogamia é coisa de branco? Se você já se fez essa pergunta ou a ouviu de alguém, o livro Negritude e não monogamia: as micropolíticas do amor (Autografias, 348 p.), do sociólogo Rhuan Fernandes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), promete incrementar o debate com uma discussão sobre o caráter cultural do amor e as maneiras como ele tem sido vivenciado por pessoas não monogâmicas negras.
O lançamento ocorre dentro do I Seminário Nacional de Estudos em Não-monogamias: pesquisas e perspectivas, na sexta-feira (11/08), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP); e no sábado (12/08) no Centro Cultural da Diversidade, no Itaim Bibi, a partir das 16h30.
Para estabelecer a justa crítica à noção ocidental de amor e apresentar o modo como este afeto tem sido mobilizado por coletivos negros, como o ciberativista Afrodengo – Amores Livres, o autor puxa um fio desde a colonização do Brasil e seu projeto embranquecedor de identidade nacional, até os dias de hoje.
O autor mostra que as emoções têm história e que “o enredo de que os negros não foram feitos para afetos, que não amam, foi desenvolvido como parte integrante de sua desumanização. Hoje, através de um projeto de não monogamia, eles produzem novos significados para a família, a sexualidade e o amor”, afirma.
Rhuann Fernandes lembra ainda que “um dos impasses iniciais para que uma pessoa negra se afirme não monogâmica tem sido a falta de referências negras no assunto, uma vez que, pelo menos no campo da internet, as discussões de alto alcance são dominadas por pessoas brancas, que não levam em conta suas subjetividades de negros”.
O lançamento do livro Negritude e não monogamia: as micropolíticas do amor e o bate papo com o autor ocorre dentro I Seminário Nacional de Estudos em Não-monogamias: pesquisas e perspectivas, promovido pelo grupo Políticas, afetos e sexualidades não monogâmicas, do qual o autor faz parte, HOJE, no Auditório Carolina Bori, Instituto de Psicologia da USP, Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco G, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo (SP).
Amanhã, o lançamento ocorre no Centro Cultural da Diversidade. End. Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, São Paulo (SP), ambos às 16h30.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro Negritude e Não-monogamia: as micropolíticas do amor, de Rhuann Fernandes [programação do I Seminário Nacional de Estudos em Não-monogamias: pesquisas e perspectivas]
Quando e onde: 11/ 08 – Auditório Carolina Bori, Instituto de Psicologia da USP. Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco G, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo (SP);
12/08 – Centro Cultural da Diversidade. End. Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, São Paulo (SP).
Horário: 16h30
Site: https://estudosnaomono.wordpress.com/
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas