Projeto Livros nas Praças dobra acervo e espera receber 20 mil leitores
Ônibus transformado em biblioteca percorrerá 20 comunidades
O projeto Livros nas Praças, que objetiva estimular a leitura daqueles que não possuem biblioteca próxima de casa, chega a sua terceira edição com a expectativa de atingir 20 mil leitores no período de 26 de agosto a 19 de Dezembro. Ao todo serão visitadas 20 praças de comunidades com difícil acesso a bibliotecas públicas. O primeiro encontro acontece dia 26 de agosto, às 10h na Praça do Estácio e às 14h no Parque de Madureira.
O visitante tem a opção de levar os livros para casa, ler dentro dos ônibus, que foram transformados em salas de leitura, além de participarem de oficinas e ouvirem a contadores de histórias. A “parada” em cada praça é quinzenal e o empréstimo dos livros é gratuito. O local tem ainda sofás, TV, vídeo, ar-refrigerado e água gelada.
O projeto inclui mais de 60 livros em braile, alguns com ilustração e áudio para crianças, além de títulos para jovens e adultos. O ônibus-biblioteca foi totalmente adaptado para receber o público com necessidades especiais e uma cadeira de transbordo, para cadeirantes e idosos, foi implanta para facilitar o acesso para quem tem dificuldades em subir a escada.
O acervo de livros tem quatro mil títulos, entre temas infantis, juvenis e adultos. Cerca de 80% são de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. Os livros do Projeto foram doados pela Secretaria Municipal de Cultura, e conta com 70 % de livros infantis e juvenis e 30 % para adultos. Para auxiliar os leitores o ônibus terá a presença de dois monitores literários e uma coordenadora. Todos os profissionais possuem formação para exercerem a função.
Em 2013, o projeto Livro nas Praças visitou 10 comunidades, como Complexo da Maré, Complexo do Alemão e Cidade de Deus. Ao todo, cerca de oito mil pessoas visitaram a biblioteca. Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Thalita Rebouças e Roger Mello foram os autores mais lidos na última edição. John Greene, com o título “A culpa é das Estrelas”, e Stephenie Meyer, com “A Saga do Crepúsculo”, foram os mais procurados entre os escritores estrangeiros.
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 pelo Instituto Pró-Livro e pelo IBOPE, com foco em medir intensidade, forma, motivação e condições de leitura da população brasileira, 18% dos brasileiros não têm acesso a bibliotecas e 75% afirmam não ter o hábito de frequentá-las.
Na busca das razões que os levaria para uma biblioteca, a primeira indicação seria a presença de livros novos, seguida pela proximidade da residência, títulos mais atraentes e a realização de atividades culturais.
“Nosso objetivo é levar o hábito da leitura para regiões onde esse hábito não pôde ser estimulado e desenvolvido por um motivo simples: a falta de livros. Não ter uma biblioteca com diversidade de títulos e a possibilidade de empréstimo é uma barreira hoje em dia. A itinerância do Livros nas Praças quer justamente quebrar essa barreira!”, diz Cristina Figueiredo, sócia da Korporativa Marketing Cultural e Social, que idealizou o projeto.
O projeto Livro nas Praças em 2014 tem o patrocínio da Universidade Estácio de Sá, LAMSA, Opportunity, AECOM, Consórcio Linha 4 Sul, além do apoio de Hope, Telespazio e BQ Escritórios. As Lojas Americanas e a Americanas.com também patrocinam o projeto através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Segue a programação
PARQUE DE MADUREIRA
Agosto – 26 / 29
Setembro – 09 / 12 / 23 / 26
Outubro – 07 / 10 / 21 / 24
Novembro – 04 / 07 / 18 / 21
Dezembro – 02 / 05 / 19
PRAÇA CEL. XAVIER DE BRITO / TIJUCA
Agosto – 27
Setembro – 10 / 24
Outubro – 08 / 22
Novembro – 05 / 19
VILA OLÍMPICA DE BELFORD ROXO
Agosto – 28
Setembro – 11 / 25
Outubro – 09 / 23
Novembro – 06 / 20
PRAÇA GETÚLIO VARGAS – SÃO JOÃO DE MERITI
Agosto – 29
Setembro – 12 / 26
PRAÇA DO PACIFICADOR – CAXIAS
Agosto – 30
Setembro – 13 / 27
Outubro – 11 / 25