O Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) alterou os locais de votação em 13 das 19 zonas eleitorais na capital baiana para as eleições municipais de 2020. As mudanças têm origens diversas, em muitos casos, por conta de colégios fechados para reforma ou por causa de medidas de prevenção à Covid-19. Confira aqui as mudanças.
Os eleitores também podem obter informações sobre os dados eleitorais, local de votação e seção pelo telefone (71) 3373-7000 ou pelo aplicativo e- Título, disponível para celulares e tablets, gratuitamente, nos sistemas iOS e Android. “O e-Título sempre mostra a seção onde o eleitor irá votar em 2020. Então, ainda que a zona eleitoral altere esse local muito próximo à eleição, o aplicativo avisa isso”, explica Glória Tourinho, chefe da Seção ao Cliente da Coordenadoria de Planejamento de Eleições e de Logística (COELE).
Crescimento do eleitorado baiano
Neste ano, 147.918.483 eleitores vão escolher candidatos a prefeitos e vereadores nos 5 mil municípios do país. Na Bahia, 10,8 milhões de pessoas estão aptas a votar nas eleições 2020. Em Salvador, o número de cadastrados é de 1,8 milhão.
Informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que houve um aumento de 2,66% do eleitorado comparado às últimas eleições municipais, em 2016, quando 144.088.912 cidadãos estavam aptos a exercer o direito de escolher seus representantes. Na Bahia, o crescimento do eleitorado foi de 3,06 %.
O TRE da Bahia também tem outros canais de relacionamento com o eleitor para orientar sobre os serviços disponíveis, tanto presencial quanto virtual.
Leia mais: TRE da Bahia lança canais para denunciar atos de campanha que desrespeitem normas sanitárias