10° Edição do Fala Comunidade

Inspirado no direito à saúde e no movimento internacional de comunidades\cidades saudáveis da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 10 de maio de 2005 o CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) e mais de 60 lideranças de comunidades do estado do Rio de Janeiro lançaram as bases deste movimento em ato público no centro da cidade do Rio de Janeiro. Neste dia, foi assinada a Declaração de Princípios por Comunidades Saudáveis, com apoio do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, além de entidades, fundações e universidades.

Desde 1993 o CEDAPS se constituiu como referência técnica e como entidade de apoio para grupos, iniciativas e associações representantes de comunidades populares que produzem saúde em favelas e bairros de periferia, coordenando uma rede de iniciativas de desenvolvimento comunitário e de promoção à saúde.

Hoje, os fóruns das primeiras quartas feiras do mês concentram mais de cem representantes de comunidades que formam a Rede de Comunidades Saudáveis, onde milhares de pessoas são beneficiadas com ações simples, que após exaustivas discussões, relatos e propostas, consolidam de forma objetiva questões de direitos humanos.

Na décima edição do “Fala Comunidade!”, Encontro Nacional de Comunidades e Movimentos Populares envolvidos na luta contra as DST’s/HIV/AIDS foi abordado o tema “Consolidando uma Política Territorial de Prevenção”. O objetivo foi refletir sobre o processo de mobilização comunitária para a garantia do direito à prevenção em diferentes territórios populares brasileiros: Favelas, conjuntos habitacionais de periferia, vilas, ocupações, assentamentos, quilombos…

Magé, Santa Cruz, Rocinha, Penha, complexo do Alemão, Cruzada São Sebastião, Anchieta, Edson Passos, Urubu, Anchieta, Campo Grande, …O mapa da cidade muda com os homens e mulheres militantes. Pessoas que militam em causa nobre. Tuberculose, aids, direito a reprodução, prevenção às dst’s, banca de camelô educativo, ocupação de espaço político de discussão, pressão para aplicação de recursos públicos nas casas de leis, nos fóruns sociais, nos conselhos de saúde, na distribuição de preservativos, e dando à juventude seu canal de voz: O Fala comunidade, onde vovós militantes contam suas experiências e dificuldades na relação porta-voz da saúde, trocando ideias com jovens que iniciam na militância.

O evento é fruto de parceria entre o CEDAPS e a Rede de Comunidades Saudáveis, e contou com o apoio do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais/Ministério da Saúde/Gerência Municipal de DST/Aids e Assessoria Estadual de DST/Aids.

Com essas ações de aparente simplicidade, o CEDAPS cunha uma fórmula que pode mudar a histórica resistência cultural do nosso povo: Dar mais valor à prevenção da saúde do que valorizar a existência da doença, a desinformação.

O CEDAPS fica na Rua do Ouvidor, nº 86/5º e 6º, Centro – RJ Mais informações pelo telefone (21) 3852-0080 e-mail: cedaps@cedaps.org.br

Edmilson Ventura e Danielle Bittencourt