Objetivo é replicar os Valores Olímpicos através dos agentes transformadores
Com sede no Complexo da Maré (RJ) e em Londres, a ONG Luta Pela Paz (LPP), com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), irá realizar, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, um curso gratuito e inédito de capacitação para treinadores de modalidades de esportes de combate olímpicos e capoeira que atuam em áreas afetadas pela violência. Ao todo, 35 instrutores de 17 favelas foram escolhidos, e os critérios de seleção incluíram um trabalho pré-existente de desenvolvimento pessoal com adolescentes.
Para Carolina Araújo, coordenadora da área de Conhecimento e Valores Olímpicos do COB, este pode ser o início de um projeto maior. “O curso promove o aprimoramento técnico do método de trabalho e de transmissão de conhecimentos. Um dos módulos será o de Valores Olímpicos, que consideramos um diferencial. Educadores e jovens desenvolverão habilidades que podem ser aplicadas em outros aspectos de sua vida cotidiana. Que esse curso seja um modelo, e que novas turmas sejam formadas daqui para frente. E, quem sabe, conseguiremos firmar parcerias semelhantes em outras favelas, envolvendo cada vez mais educadores e jovens”, afirmou Carolina.
É a primeira vez que a LPP e o COB se unem para replicar a metodologia criada pela ONG. O curso terá três encontros: o primeiro na Maré (Academia Luta pela Paz), um no escritório do grupo da ONG (Fight for Peace International), na Lapa, e o encerramento na sede do Comitê Olímpico do Brasil, na Barra da Tijuca. O treinamento tem o intuito de desenvolver o papel de mentor desses educadores para que eles apliquem o conhecimento adquirido, para que os jovens consigam disseminar essas mensagens em suas famílias e comunidades.
O objetivo da LPP de educar e desenvolver jovens, incentivar a prática esportiva, ensinar os valores do esporte, e assim, promover e divulgar ainda mais o Olimpismo conquistou o apoio do COB. Os participantes ganharão um certificado do COB/LPP, uma guia com dinâmicas de desenvolvimento pessoal e uma cópia do livro do Rafael Mocarzel, “Descobrindo o universo das lutas e artes marciais”, palestrante convidado e especialista em pedagogia aplicada às lutas e artes marciais nos aspectos educacionais, sociais e lúdicos, além de ser faixa preta em Kung Fu.