Quatrocentos respiradores serão importados da China pelo Governo do Estado da Bahia, que recebeu a doação de cem deles da Federação das Indústrias do estado. É uma das primeiras iniciativas do Consórcio do Nordeste, que reúne governadores da região, de aproximação da China contra a vontade do governo federal.
A Bahia chegou a 84 casos de pessoas infectadas, segundo a Secretaria de Saúde, registrados nas seguintes cidades: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Ilhéus (1); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (57 casos, sendo três deles de residentes em localidades fora da Bahia, porém com notificação na capital baiana). Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
“Nós teremos 500 respiradores no estado e isto vai ajudar a equipar nossas unidades. Estamos dedicando o (hospital) Couto Maia exclusivamente para coronavírus e queremos montar uma estrutura externa para acrescentar mais leitos. Dentro de 15 dias, o Hospital Espanhol deve estar em funcionamento também”, informou o governador Rui Costa”m