Magia do Natal entra em campo na Arena Fonte Nova- Salvador

Créditos - Rose Vitório

É chegada a temporada de reacender as chamas da esperança, do renovo. As boas energias do fim de ano e o espírito natalino tomam conta das famílias. E nesse clima, cerca de 1.500 pessoas participaram do evento Fonte de Natal, realizado pela Arena Fonte Nova Itaipava, na quarta-feira (19), em Salvador-Ba. O evento além de promover diversão para o público presente, conseguiu arrecadar, através das doações voluntárias dos participantes, em torno   de 150kg de alimentos não perecíveis que foram doados para o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer infantil (NACCI).

Os portões da Praça Sul abriram às 17h, e as crianças logo foram seduzidas pelos brinquedos infláveis do parque infantil do Tio Paulinho, e pelo colo acolhedor do bom velhinho, Papai Noel. A Fanfarra A Barca Tricolor garantiu o encantamento das crianças e dos adultos com marchinhas natalinas.

Para uma das produtoras do evento, Vanessa Buffone, a realização desta segunda edição da Fonte de Natal, foi muito gratificante, uma sensação indescritível proporcionar um momento de lazer, principalmente para famílias carentes que moram em torno da Arena. “É uma oportunidade para Fonte Nova de mostrar para a população de Salvador, que está de portas abertas, e que pretende sempre proporcionar os melhores eventos possíveis. ” Declarou.

Entre as atrações apresentadas, teve o coral das crianças do Neojibá. Para o coralista e monitor, Mateus Carvalho, do coro infantil e juvenil do Neojibá, a oportunidade de participar com as crianças de um evento como esse, é um momento de troca e aprendizagem. Mateus ressaltou que acredita que muitas das crianças que hoje fazem parte do coral, futuramente, irão torna-se regentes e monitores.

Coral Infanto Juvenil, Neojibá.

Com mais de trinta anos de trabalho com a cultura Brincante, por meio da dança e do fazer teatral, o  Grupo Filó Brincante despertou no público a emoção e reflexão do período natalino. Trazendo referências ligadas a cultura popular, o grupo apresentou o auto de natal:  O Boi e o Burro a Caminho da Felicidade. Texto de Clara Machado, adaptado por  Tereza Oliveira.

Grupo Filó Brincante/ Créditos – Rose Vitório

Com a narração dos personagens Boi e Burro, símbolos de força, inteligência e capacidade dos animais nordestinos foram evidenciados, além de outras representatividades mostradas no espetáculo, como por exemplo, a personagem Maria, interpretada por atriz negra, o rei do congo, o rei da mata, e o rei do oriente.

A mestre em arte educação, diretora e fundadora do grupo Filó Brincante, Tereza Oliveira destacou que a interação com o público, o olho no olho, o corpo a corpo, é uma prática que o filó faz sempre. “Uma das características do grupo é o trabalho do palco para rua. Estar do natal solidário da Fonte Nova para a comunidade do Dique do Tororó ,é uma honra para o grupo participar, salientou.

A coreografa e dançarina, Julieta Rodrigues declarou que foi de extrema importância o grupo Filó brincante participar desse momento. “Eu interpretei Maria com muita força, muita energia.  Na minha vida cotidiana eu já atuo como uma Maria, por ser educadora, fazer trabalhos com o social, cuidar dos meus sobrinhos”. Destacou.

Ao decorrer do evento, o público presente pode contar com diversos serviços gratuitos que promoveram elevação de auto-estima e conhecimentos de saúde, como o de beleza com cortes de cabelos, penteados e maquiagens com o instituto Mix, de saúde e cidadania com a Universidade Salvador ( Unifacs) e  na realização de testes rápidos de (DSTs) e campanha de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com a Secretaria Municipal de Saúde. Além de terem acesso a produtos de custos baixos em exposição de estandes da economia solidária.