Embora tenha quase 6 anos que o professor Mahomed Bamba tenha partido, para mim é muito emocionante ver o seu legado alcançando e transformando outras pessoas, assim como aconteceu comigo.
Alguém que teve um papel fundamental de mudança em minha vida, Bamba foi muito mais que um professor, foi uma luz, um ponto de virada. Alguém que acreditou em mim, quando nem eu mesmo acreditava e me descortinou a mente para uma nova vida. E, hoje, após 14 anos do nosso primeiro encontro, estou escrevendo este artigo sobre um importante evento de cinema que carrega o seu nome.
Entre os dias 31 de março à 09 abril, acontecerá através das plataformas online: VídeoCamp, YouTube e Zoom. a 4º edição da Mostra itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) com o tema: Caminhos: Contando Histórias das Diásporas negras do Mundo.
O MIMB é um festival internacional de cinema que acredita nas obras cinematográficas como um instrumento de transformação, libertação e afirmação da identidade negra.
Além do espetáculo cinematográfico, o evento estende sua programação à debates, ações formativas como masterclass de narrativas afro centradas, fotografia, documentário, Labs.Visão Preta e seleção de produções cinematográficas.
A abertura do evento, no dia 31/03 contará com a presença de dois grandes nomes da música brasileira. O cantor, compositor e um dos maiores expoentes da música negra no Brasil, Lazzo Matumbi e o virtuoso multi-instrumentista Felipe Guedes.
Dos 282 filmes que foram inscritos para o evento, 30 foram selecionados e serão apresentados durante os dias do festival e concorrerão, sob votação popular, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atuação, Melhor Direção de Arte, além de premiação em dinheiro.
Ainda no MIMB, acontecerá a 2º edição do concurso cultural de curtas de 1 minuto – WAWA ABA. Uma lista com os 20 filmes, que foram selecionados, está disponível no site do evento e pode ser votado através de seu perfil no instagram.
Equipe
A Mostra itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) é uma realização de seis mulheres negras cineastas que propõem a discussão, e fomentar o intercâmbio cultural entre produções cinematográficas negras do Brasil com o mundo. São elas: Daiane Rosário (Idealização, Direção geral e Produção executiva); Julia Morais (Coordenação de curadoria nacional); Taís Amordivino (Coordenação de curadoria nacional); Kinda Rodrigues (Coordenação de curadoria internacional); Loiá Fernandes (Coordenação de produção artística); Naymare Azevedo (Coordenação de formação).
O evento leva o nome do professor Mohamed Bamba, que nos deixou um grande legado sobre recepção cinematográfica e cinemas da África e da diáspora.
Para participar do festival acesso o site www.mimb.com.br ou acompanhe através do perfil no instagram do MIMB.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clica no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas