De acordo com uma pesquisa realizada em 181 cidades de todo o país, 51% da população brasileira é favorável ao bloqueio de aplicativos de mensagens que não obedeçam decisões da Justiça para conter a divulgação de notícias falsas.
O TSE criou o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação e firmou em fevereiro memorandos de entendimento com as plataformas Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai.
Os dados são do Datafolha, que também mostram um quantitativo de 43% do público contrário a esse tipo de medida.
Ainda segundo o levantamento, apenas 3% se declararam indiferentes ao tema, e outros 3% não souberam opinar.
A decisão de bloquear os aplicativos, foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Telegram.
Do total de entrevistados, 84% declararam ter conta em alguma rede social. Desses, 82% estão no WhatsApp e 20% usam o Telegram, os dois aplicativos de mensagens mais populares no país.
A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, a pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08967/2022.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas