Em 2015 as unidades do Sesc localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro se uniram com o objetivo de dar notoriedade a grupos e companhias desta região em uma mostra de teatro. Tais grupos estão iniciando seus trabalhos no meio teatral. Ramos, Madureira, Engenho de Dentro e Tijuca, a partir de uma curadoria coletiva, receberão os grupos Manguinhos em Cena, LoucAtores, Cia Trinca Rua e Coletivo Lá Vai Maria em um pequeno circuito entre estas Unidades. O projeto ainda conta com oficinas técnicas, um encontro final de avaliação em conjunto e fóruns de discussões mensais no segundo semestre. Tudo isto com o propósito de aprimorar tecnicamente o trabalho destes grupos, além de manter a discussão sobre o fazer teatral na região.
O espetáculo do grupo teatral Manguinhos em Cena foi premiado pelo Fomento Carioca e fará apresentações em 14 lonas e arenas culturais da cidade a partir de julho. Fruto de um projeto de formação teatral dentro da Biblioteca Parque de Manguinhos cujo objetivo era criar uma companhia de teatro residente da Biblioteca com integrantes moradores da região, o grupo Manguinhos em Cena apresentará o espetáculo “Sintonia Suburbana” no circuito de lonas e arenas de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro.
O espetáculo “Sintonia Suburbana”, do grupo Manguinhos em Cena, foi criado e estreou em 2012 e vem cumprindo apresentações e temporadas desde então pela cidade. Com um elenco de 25 atores, moradores das comunidades do complexo de Manguinhos e arredores dirigidos por Luís Igreja, “Sintonia Suburbana” é uma comédia melodramática, baseada em histórias que os alunos levaram para as oficinas do projeto Manguinhos em Cena, inspiradas em situações e pessoas com quem convivem no cotidiano. O texto é da dramaturga Renata Mizrahi, convidada para o projeto desde 2012. Todo o trabalho é fruto de produção coletiva, não só em relação ao texto, mas também ao figurino, ao cenário e a toda a parte técnica e produção.
A turnê da peça “Sintonia Suburbana” por arenas e lonas do Rio de Janeiro é uma nova etapa do grupo, que foi contemplado pelo edital de Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura do Rio.
Depois da primeira e bem sucedida temporada em 2012 e a chegada de mais doze participantes, o espetáculo cresceu com o amadurecimento dos atores que frequentam as oficinas do projeto.
A montagem foi fruto de um longo período de cursos, oficinas e um processo teatral intenso. Trabalhando diretamente com Igreja e com os alunos-atores, Renata (autora de “Coisas que a gente não vê”, “Bette Davis e a máquina de Coca-Cola e “Os Sapos”, “Silêncio” e Galápagos”, indicados aos prêmios Shell e Cesgranrio, em 2014) foi a responsável por dar unidade na criação de um texto original para os casos de bala perdida, remoções habitacionais, falta de destino e de identidade.
“É uma comédia melodramática que retrata a trajetória de personagens e situações de uma comunidade. Comédia sobre uma rádio comunitária que está fazendo aniversário. A programação dá voz a diversas histórias e personagens, como: A Família Tavares e Souza, O homem sem passado, A Professora de ginástica que dá aulas de sobrevivência, entre outras, valorizando a trajetória de cada um para dar graça e leveza a temas do cotidiano de quem vive na região. “Sintonia Suburbana” é o nome de uma rádio, que apresenta programas como “Casos bizarros da vida normal ou casos normais da vida bizarra” e “Contos picados do dia a dia”, tudo com muito humor, crítica social e diversão, que chega a outras regiões do Rio, falando com a linguagem carioca de temas presentes em toda a cidade.
Apresentações
Dia 21 de maio
Sesc Madureira
R. Ewbanck da Câmara, 90 – Tel.: 3350-7744
Horário: 19h30
Dia 22 de maio
Sesc Engenho de Dentro
Av. Amaro Cavalcanti, 1661 – Engenho de Dentro – Tels.: 3822-4830 / 3822-9529
Horário: 20h
Dia 23 de maio
Sesc Tijuca
R. Barão de Mesquita, 539 – Tel.: 3238-2139
Horário: 20h
Dia 24 de maio
Sesc Ramos
Rua Teixeira Franco, 38 – Tel.: 2290-4003
Horário: 19h
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos