Manifesto pela cultura ocupa orla de Copacabana no domingo

Manifestação pela volta da cultura em Copacabana - Divulgação

Produtores, roadies, técnicos de som, camareiros, seguranças e mais trabalhadores do setor de entretenimento fizeram manifestação na orla de Copacabana na manhã de deste domingo, 16, pela liberação dos eventos musicais pela prefeitura. A reabertura de casas de show está prevista na Fase 6, que teria início neste domingo. Ainda não há previsão para o retorno dos eventos ao ar livre.

“Nos disponibilizamos a, com a nossa experiência de trabalho, ajudar a prefeitura a elaborar um protocolo para o retorno gradual e com segurança dos eventos ao ar livre. Nossa classe foi a primeira a parar e será a última a retomar suas atividades. Os profissionais do entretenimento estão há cinco meses sem receita, passando necessidade, precisam voltar a trabalhar”, disse o produtor Leandro de Souza, um dos organizadores do evento.

O ex-secretário estadual de Cultura Ruan Lira participou da manifestação e se disse a favor da liberação dos eventos ao ar livre, respeitando os protocolos de segurança: “É possível fazer como na Europa, por exemplo, onde estão fazendo demarcações de espaço para um determinado grupo de pessoas, além de exigir o uso de máscara e álcool gel. O setor de eventos gera muitos empregos formais e informais, movimenta o comércio local. É essencial para a economia da cidade e precisa retornar”.