Ensino médio terminando, e agora? Com o intuito de auxiliar os jovens nesta difícil escolha, o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) lança o Guia de Acesso e Permanência 2023. Pioneiro, reúne informações importantes sobre o universo acadêmico e pretende ser referência na garantia a uma educação de qualidade e de mobilidade social para jovens estudantes de favelas, periferias e comunidades.

Em mais de 140 páginas, organiza informações sobre políticas, programas, projetos e ações implementadas nas principais universidades públicas e privadas no estado do Rio de Janeiro e em alguns municípios.

Guia seguro

“O que a gente espera é que jovens, nas escolas públicas, nos núcleos de pré-vestibulares, quando acessarem o Guia possam encontrar muita informação de qualidade, com dicas práticas. Enxergando horizontes e que, de alguma forma, se sintam um pouco mais seguros e conscientes nessa nova etapa da vida”, declara a coordenadora executiva do IJCA, Maysa Gil.

Como o nome já sugere, o Guia de Acesso e Permanência 2023 serve como fonte de pesquisa, a qual democratiza informações essenciais e é direcionado para os jovens que estejam em busca do caminho universitário e para os que já estão na universidade e não sabem quais oportunidades e programas de incentivo existem.

O que encontrar?

Há informações atualizadas sobre o Enem e outros vestibulares, programas de permanência (monitoria, extensão e pesquisa) e de assistência estudantil (moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico, etc.).

A lista inclui oportunidades oferecidas por centros de ensino superior e outras instituições públicas (estaduais e municipais) e privadas. A ideia é sancionar as dúvidas e manter estudantes informados sobre questões que foram ouvidas, observadas, questionadas e consideradas necessárias em 18 anos de convivência do IJCA com os mais de 4 mil alunos que passaram pelo Instituto.

Produção do guia

O Guia de Acesso e Permanência 2023 foi produzido em cinco meses, sob a pesquisa e orientação da doutora em Serviço Social pela PUC-Rio e mestre em Política Social pela UFF, Giselle Pinto.

Ela é pesquisadora na área de educação superior, assistência estudantil e relações raciais. Todo o material é fruto de um longo estudo, incluindo pesquisas de campo e bibliográficas e reuniões presenciais aos institutos.

Ele está distribuído em 15 tópicos e lista mais de 40 iniciativas de permanência, incluindo universidades e ações governamentais.

Outras importantes informações de iniciativas públicas estão inseridas no Guia, como restaurante do povo e o espaço universitário, programa de promoção social agentes pela cidadania, curso de línguas, passaporte universitário e passe livre.

Estudantes no Rio de Janeiro

Em se tratando da busca por um diploma universitário, em 2022, se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 3,4 milhões de estudantes. Destes, mais de 243 mil candidatos fizeram a prova no Rio de Janeiro.

Se comparado ao ano de 2021, o crescimento foi de aproximadamente 300 mil inscritos. Mas, se comparado aos anos anteriores, o Enem 2022 teve a segunda menor participação desde que o exame foi reformulado, em 2009.

Segundo Maysa Gil, “temos condições de observar onde há avanços e onde há ausências de alternativas que favoreçam a presença e continuidade do processo educacional e formativo do jovem de origem popular”.

Antes do guia surgir

Com isso, o Guia nasceu da experiência dos profissionais e dos alunos no Programa Fortalecendo Trajetórias, que promove acesso às matérias de Português e Matemática como Reforço Escolar.

Tem origem também no processo cuidadoso de acompanhamento pedagógico e social dos adolescentes e jovens juntamente com as suas famílias. Mais de 80% dos que passaram pelo programa entre 2005 e 2021 foram aprovados em universidades.

“Queremos estimular e viabilizar desde os anos finais do ensino médio condições para o ingresso e permanência no ensino superior”, diz Maysa Gil.

Acesse o Guia

O Guia de Acesso e Permanência 2023 poderá ser baixado gratuitamente no formato de e-book pelo site do IJCA: www.ijca.org.br, a partir do dia 09/02.

A partir de março, ele também será distribuído impresso, em formato de livro de bolso. O intuito é distribuir em pré-vestibulares sociais que sejam instituições parceiras do IJCA, em escolas públicas, núcleos de pré-vestibulares e organizações sociais.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas