O projeto Mão na Massa desenvolveu atividades nas áreas de construção civil e pintura industrial, nas comunidades do Tucum, Pindobal e Camboatá, em Alagoinhas e Chapada, Olhos d’água e Mato Limpo, em Araçás, regiões da zona rural da Bahia.
A experiência do cursos nessas comunidades e cidades totalizaram 3 edições de qualificação profissional, desde 2020.
O objetivo do projeto é oferecer qualificação profissional na construção civil (carpintaria, elétrica, hidráulica, pedreiro, pintura predial) para jovens, em sua maioria mulheres, da periferia e zona rural.
A coordenação tenta fazer parcerias que possibilitem a inserção dos formandos no mundo do trabalho, através da iniciativa pública e privada.
O curso tem duração de 5 meses, com atividades teóricas e práticas e como conclusão do curso, os alunos constroem espaços comunitários ou de associação, que ficam para o uso da comunidade, para fins sociais e culturais. Eles já construíram 6 espaços, inclusive uma cozinha comunitária.
A atual turma, que representa o terceiro grupo de jovens, nas duas cidades, terá sua formatura nos dias 08 e 09 de março.
De acordo com Valmir Santos, pedagogo da favela e da zona rural, as atividades do curso prepara a juventude não apenas para exercer uma profissão, mas também contribui na formação humana, na reparação e inclusão social.
A iniciativa do curso é da engenheira civil e social Deise Gravina, que conta com a parceria da Técnica em Edificações Elizena Amaral e a da Fundação Imaculada Conceição. Ela faz parte da equipe que coordena o projeto desde 2020.
A Petrobrás financia o projeto remunerando os profissionais, aquisição de fardamento, material e toda logística do curso, além de oferecer uma bolsa auxílio de 300 reais para cada participante, que além do Rio de Janeiro, tem ações sociais nas cidades desde 2020, com possibilidade de expandir para outras cidades baianas, incluindo a capital Salvador.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas