Pesquisa divulgada ontem, 13, pela empresa de tecnologia In Loco aponta que o estado do Maranhão atingiu o menor índice de isolamento com 44%, devido à flexibilização iniciada no mês passado. Em maio, o estado chegou a ter 53% da população dentro de casa cumprindo a quarentena. Para as autoridades de saúde, o recomendável nesse período de pandemia é que a taxa de isolamento fique em torna de 70%.
Para identificar os números de isolamento social, a In Loco usa dados de aplicativos que monitoram o deslocamento dos usuários através do GPS, sinais de wi-fi, Bluetooth e telefonia móvel.
O Maranhão tem até o momento 99.830 casos confirmados do novo coronavírus, e já são 2.501 mortes, os casos estão distribuídos em 216 dos 217 municípios do estado. Os dados são da Secretaria de Saúde.
Para inibir o avanço da pandemia, algumas medidas de segurança são recomendas pelas autoridades de saúde, como o distanciamento social nas ruas e o uso de máscaras em locais públicos. Se a gestão não agir com mais rigor quanto as medidas restritivas e a população não seguir as orientações breve acontecerá um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
O Ministério da Saúde orienta com algumas informações básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir. Evitar tocar olhos, nariz e boca.