O indígena Eliton Paacy Gavião, 18 anos, que mora na aldeia Governador, em Amarante, venceu o concurso de fotografias do Festival Indígenas.Br, realizado pelo Centro Cultural Vale Maranhã. Ele é apaixonado por fotografia e defensor da cultura indígena. O festival, voltado exclusivamente a fotógrafas e fotógrafos indígenas de todo o país teve 20 concorrentes. “Meu tema foi a corrida de tora. Escolhi três fotos e a premiada foi em uma disputa entre os povos Timbiras e Xavantes, em Brasília, no encontro de feira dos cerrados”, disse Eliton Paacy.
O primeiro e o segundo lugares recebem R$1.200. O júri composto pelos fotógrafos Edgar Rocha, Sunshine Santos e Vicente Martins Jr selecionou as fotos sem saber quem eram os autores. Todos integrantes da comissão já fizeram exposição no Centro Cultural Vale Maranhão.
Eliton despertou seu interesse pela fotografia ainda na adolescência, dentro da própria aldeia, percebendo toda movimentação dos povos, rituais, costumes, cultura em geral, e em 2016, participou do projeto “Coisa de Índio”, onde foi possível aprimorar seu gosto pelas artes visuais, e foi através do projeto que ele ganhou sua primeira câmera fotográfica.
O incentivo que recebe da família e dos amigos é um dos motivos para ressaltar a luta do seu povo, que pertence a Pyhcopcatiji Gavião, dentro de uma área pequena no interior maranhense, devido à devastação pela exploração ilegal dos recursos naturais da região, feita pelos “não indígenas”.