Para celebrar o Dia Internacional da Mulher- 8 de março, no ano oficial do Bicentenário da Independência da Bahia, as mulheres baianas realizam a 5° edição da Marcha 8 M Bahia, nesta quarta-feira (8), às 13h, com concentração no Largo da Lapinha indo até o Pelourinho (trajeto 2 de Julho), em Salvador.
O percurso escolhido simboliza a trajetória das heroínas das lutas pela Independência da Bahia, como Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica e a Cabocla, homenageadas dessa edição. Com a presença de diversas entidades e grupos de mulheres de Salvador e de alguns municípios baianos, a marcha exalta também a efetiva contribuição feminina nas lutas democráticas contra o fascismo no cenário político brasileiro contemporâneo.
Esse conjunto de organizações de mulheres urbanas e do campo representa trabalhadoras domésticas e da pesca, negras, quilombolas, LGBTQIA+. Composta por 57 entidades que deixa evidente toda essa diversidade que nos une em um só propósito, a defesa de nossas pautas que são urgentes e recorrentes.
Com o tema “Bicentenário da Independência da Bahia: Mulheres insubmissas protagonistas da Democracia”, o ato público denuncia a violência do racismo estrutural, do sexismo, do feminicídio, da misoginia, da lesbofobia e de todas as formas de opressão de gênero.
A intenção do coletivo organizador é valorizar a luta das mulheres insubmissas, comprometidas com a defesa da liberdade e com o combate às desigualdades socioraciais e as opressões seculares impostas às mulheres até a atualidade.
No Brasil em 2021 34,6% dos assassinatos de mulheres foram classificados como feminicídios (Anuário Brasileiro de Segurança Pública-2022).
Agenda
Bahia:
Salvador: caminha da Lapinha ao Pelourinho (trajeto 2 de Julho). Tema será “Mulheres insubmissas protagonistas da democracia”
Ceará:
Fortaleza: ato na Praça do Ferreira a partir das 14h. O tema é “Em defesa da vida, pelo fim da fome, contra o racismo e a violência de gênero”. A partir das 16h, haverá caminhada e panfletagem pelo centro da cidade.
Distrito Federal
Brasília: Marcha com concentração no Eixo Cultural Íbero-americano (antiga Funarte), às 26h. De lá, as mulheres seguem até o Palácio do Buriti, para exigir do GDF políticas de enfrentamento à violência de gênero.
Mato Grosso do Sul:
Campo Grande – Ato às 8h na Praça Ari Coelho. O tema é “Mulheres em Resistência, Sempre Vivas e contra todas as Formas de Violência”.
Paraná
Curitiba: Marcha das Mulheres, com concentração a partir das 16h na Praça Santos Andrade. Às 18h, acontecerá um ato da Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Às 19h, ocorrerá a Marcha das Mulheres e seguirá em caminhada até a Boca Maldita para o ato de encerramento
São Paulo
Capital: ato às 17h no Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista. “Mulheres em defesa da Democracia” será a bandeira levada às ruas. Antes, às 15h, haverá atividade no Espaço Cultural Lélia Abramo, na Rua Carlos Sampaio, 305 (próximo à Paulista).
Para outras informações através dos contatos Marta Leiro: 71 98641-0670 ou Suely Souza: 71 98741-5137
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas