O Ato de Unificação das Entidades da Educação Federal em Greve Nacional contará, neste domingo, 05, a partir das 15h, no Marco Zero, com aula pública, apresentações culturais e barqueta. Os professores e servidores técnico-administrativos das instituições federais de ensino público federal que estão em greve por melhorias na educação, vão alertar a população para discutir sobre a importância da greve.

O evento contará com a aula pública “Conhecimento como arma”, que debaterá sobre o porquê da greve como instrumento de defesa de direitos. E ainda haverá apresentações de maracatu, dança e pernas de pau culminando com uma barqueata, que simboliza navegar em busca de melhores condições para toda a educação.

Os servidores técnicos-administrativos e professores, encontram-se em greve por recomposição salarial, reestruturação das carreiras, revogação das políticas dos governos Temer e Bolsonaro, pela recomposição do orçamento da Educação (o que inclui a ampliação do orçamento para a Política de Assistência Estudantil) e a Revogação do Novo Ensino Médio.

“A Educação Pública Federal enfrenta um contexto de sucateamento que se aprofunda desde 2016 até os dias atuais. Temos perdas acumuladas de salários que somam 50%, vivenciamos uma queda no Orçamento em todas as suas fontes (investimento, custeio, Assistência estudantil); vivenciamos a não abertura de concurso público e precarização da força de trabalho de técnicos e docentes, que acumulam demandas, em função da redução do quadro do funcionalismo público. Frente a esse problema, ampliam-se a terceirização e os processos de privatização na Educação pública federal. Nós não estamos em greve apenas por uma questão salarial, tem todos esses fatores”, destaca Alane Dantas, Coordenação Geral do Sindicato dos Servidores do IFPE.

A Professora do IFPE Jane Ventura enfatiza a importância deste ato como marco na Greve Nacional: “Este ato é um marco para a Greve Nacional. Estamos em greve desde o dia 03 de março no IFPE, somando um mês de greve forte, com paralisação do calendário acadêmico em 16 das nossas 17 unidades. A UFRPE, através dos docentes, aprovou adesão à greve recentemente e agora nós podemos unificar uma grande greve nacional, formalizando esta unidade neste próximo domingo, publicamente, no Marco Zero, como o marco zero da unidade das entidades de trabalhadores da educação federal em greve em Pernambuco, em uma das maiores greves da educação federal em território nacional.”

O Ato de Unificação das Entidades da Educação Federal em Greve Nacional contará com a presença das principais entidades representativas dos trabalhadores e estudantes da educação federal em Pernambuco, incluindo ADUFERPE, ADUFEPE, SINDSIFPE, SINTUFEPE/UFRPE e SINTUFEPE/UFPE.

PROGRAMAÇÃO
15h00: Apresentação do Maracatu, marcando o início do evento e chamando a atenção para a concentração do mesmo.
15h20: Abertura do Ato com a fala dos dirigentes das entidades federais organizadoras, destacando a importância da unificação das entidades em greve no Estado de Pernambuco.
15h40: Apresentação do Maracatu para agitar o início das aulas públicas.
15h50 – 17h51: Aulas Públicas promovidas pelos comandos locais de greve de cada entidade, abordando temas relevantes para a educação pública.
17h51 – 18h00: Encerramento das aulas públicas com uma breve apresentação do Maracatu.
18h00: Apresentação de teatro sobre a valorização da educação pública.
18h20: Encerramento do Ato.