Projeto que culmina no dia 24 com mais de 12 horas de atividades ligadas a Criptografia, conta também com ações poéticas, CineBela e debates sobre funk.
Inspirada no movimento internacional das CryptoParties, a CriptoFunk é um esforço coletivo para difundir os conceitos fundamentais de privacidade e liberdade na Internet e ampliar a adoção de práticas e ferramentas de cuidados digitais. A primeira edição em terras cariocas acontece no dia 24 de novembro, no Galpão Bela Maré, Zona Norte do Rio, e desde o dia 14 já é possível conferir uma programação especial que dialoga com o evento.
A agenda inclui atividades sobre segurança integral (digital, física e psicossocial), privacidade, violência online, criptografia, resistência, liberdade na rede e funk. Seguindo a tradição da CryptoRave, que acontece em São Paulo, ao final dos debates e atividades, uma grande festa encerra o evento.
“Receber a Criptofunk no Bela é um privilégio, ainda mais nos tempos de hoje! Dada a relevância do tema e nosso interesse em fazer parte desta rede de importantes organizações e coletivos mobilizadas por essa centralidade, criamos no Bela Maré um conjunto de atividades de produção e mobilização que antecedem o dia 24. Isto para começar a criar o acontecimento antes do grande dia com a mediação de atividades propostas pelo nosso Educativo”, explica Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas.
A participação nas atividades é aberta mediante a inscrição online gratuita. O Galpão Bela Maré fica localizado na favela da Nova Holanda, Maré – Rio de Janeiro. Realização: data_labe, Redes da Maré – Somos Todos Maré, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social – Grupo Público, mapa das mina e organizações parceiras.
Sobre o Bela Maré
A partir da Maré, o Galpão propõe a descentralização da cultura na cidade. O espaço é uma expressão das possibilidades de afirmação da riqueza de encontros e articula um dos eixos centrais de atuação do Observatório de Favelas: Artes e Territórios.
Programação Bela-Criptofunk
Intervenção: Deixe Aqui seu Manifesto
O educativo do Bela Maré convida ao público a interferir utilizando sobre a superfície-painel do espaço com carvão, para juntos partilhar uma ativação em formato de “manifesto”, entendendo as urgências do tempo presente, suscitam um convite à liberdade de expressão.
A partir do dia 15, quinta feira, das 10h às 18h
Ações Poéticas
Política, Arte e Corpos na Era Fake News
Roda de conversa aberta ao público sobre as estratégias e mediações dos corpos, suas políticas e a internet.
Facilitador: Clara Sacco
Dia 14, quarta-feira, das 14h às 15h30
Criação de Cordéis “Heroínas Negras”
Em comemoração ao dia da consciência negra, o educativo do Bela Maré convida o público a ler coletivamente um cordel que apresenta a história de uma heroína negra brasileira, escolhido no livro “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”, e depois criarmos, também coletivamente, nossos cordéis.
Dia 20, terça-feira, das 14h às 15h30
Consciência Negra: Corpos Negros na Tecnologia
Roda de conversa aberta ao público sobre o corpo negro: espaço e protagonismo na tecnologia.
Facilitador: Lucas Dominique
Dia 21, quarta-feira, das 14h às 15h30
CineBela
O Abutre – Ficção – 117 min
Para enfrentar dificuldades de conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles.
Dia 16, sexta-feira, das 16h às 18h
Freenet – Documentário – 94 min
O quanto somos realmente livres na internet para acessar conteúdos e nos expressarmos? Quem governa a rede? Temos privacidade? Essas e outras questões são debatidas por especialistas e ativistas.
Dia 23, sexta-feira, das 16h às 18h
CriptoFunk
Durante 13 horas seguidas, a CriptoFunk apresenta no Bela Maré atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede. Essa é a 1ª edição do evento no Rio de Janeiro! A participação nas atividades será aberta mediante a inscrição online gratuita.
Dia 24, sábado, das 14h às 23h
Serviço:
CRIPTOFUNK
De 14 a 24 de novembro de 2018
Local: Galpão Bela Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré
Entrada Gratuita