A Mostra infantil “MARISCADA” será apresentada neste sábado dia 07, como resultado artístico da Escola Afro-brasileira Maria Felipa. Uma celebração a educação antirracista e decolonial a partir das artes. As apresentações vão acontecer das 09h às 16h, como um grande evento com espetáculos teatrais, de rimas e improvisos, danças afro-diaspóricas e performances. As apresentações, que irão ocorrer nas instalações da instituição na Rua Comendador José Alves Ferreira n° 60, no bairro do Garcia, serão realizadas pelos educandos e professoras de artes da Escola.
A diretora da instituição Cristiane Coelho declara que a Escola entende as artes como aliadas para a educação e o compartilhar das culturas afro-indígenas brasileiras. “É uma culminância que utiliza a arte para celebrar tudo que foi aprendido durante o ano, que envolve às famílias, profissionais e a sociedade. É um verdadeiro xirê artístico”, afirma a coordenadora pedagógica, ao acrescentar que durante o dia 17 de dezembro ocorrerá um Plantão de Matrículas, com descontos especiais.
Diversão nas Férias
Chegou o final de ano, a criançada está de férias e a Escola Afro-brasileira Maria Felipa está com as inscrições abertas para o programa “Decolônia de Férias”, que vai de 06 a 10 de janeiro de 2025, com atividades culturais, brincadeiras afro-indígenas e oficinas de dança, capoeira, rimas e improvisos, aulas de história afrodiaspóricas, entre outras ações. Abraçando a diversidade, a Decolônia de Férias é para todas as crianças, que integram e de fora da Instituição. Para conferir a programação, acessar o perfil do instagram @escolamariafelipa.
A Escola
Localizada em Salvador, na Rua Comendador José Alves Ferreira, no bairro do Garcia, a Escola Afro-brasileira Maria Felipa tem uma política pedagógica de ensino antirracista, afroafetiva e que valoriza as culturas africanas e indígenas, um resgate aos conhecimentos ancestrais que combate o eurocentrismo e a colonialidade do ser, do poder e do saber, inovando a educação com uma metodologia decolonial e afrocentrada.
Ao se comprometer com a valorização da herança africana e indígena na sociedade brasileira, a Escola Afro-brasileira Maria Felipa se enquadra nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que torna obrigatório o Ensino das histórias e culturas afro-indígenas. “Diretamente, estamos nos comprometendo a combater um problema social, que é o racismo. A Maria Felipa é uma escola para todes – crianças pretas, indígenas, brancas, entre outras. Abraçamos a diversidade dos corpos”, descreve Passos.
A instituição oferece uma educação infantil de ensino fundamental 1 e trilíngue (português, inglês e libras). Dentro da sua metodologia, a Escola desenvolve ainda uma série de atividades didática-pedagógicas afroreferenciadas, como “Afrotech – Feira de Ciência Africana e Afrodiáspórica”, “Mariscada – Mostra artístico-cultural decolonial”, “Formatura no Quilombo”, “Decolônia de Férias” (ações durante o período de férias escolares), “Festival artístico educacional Avante Maria Felipa”, entre outros.
Servidores
Através da Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), a Maria Felipa está disponibilizando bolsas de estudos para os filhos e outros dependentes de servidores/empregados públicos, no valor de 15%. A parceria, que ocorre através do Programa de Bolsas Estudantis (PBE), da Prefeitura de Salvador, irá possibilitar aos pais descontos em todas as mensalidades. Para este processo, os servidores já podem consultar o edital de matrículas a ser disponibilizado pela SEMGE (link – https://drive.google.com/file/d/1r-LdvRgyw1d-G-VRZhIFSw7nao0fQLPK/view?usp=drivesdk).
Serviço
O quê – “Mariscada – Mostra artístico-cultural decolonial”, da Escola Afro-brasileira Maria Felipa
Quando – 07 de dezembro, 09 às 11h e das 14h às 16h
Onde – Rua Comendador José Alves Ferreira, n° 60 – Garcia
Entrada – Gratuita