O Movimento Negro Unificado- MNU, fará uma Cerimônia Fúnebre em Homenagem a aguerrida líder, Marta Almeida, com um velório e um cortejo afro, neste sábado, 16, em Recife – Pernambuco.
O Fórum da Diversidade LGBTQIA+ do Cabo de Santo Agostinho, também manifesta homenagem a companheira de luta Marta Almeida, vítima de um AVC, na quarta-feira (13).
Marta era uma mulher lésbica, pedagoga, negra e defensora dos direitos humanos que destinou sua vida para a construção de um mundo melhor com respeito e igualdade para diversos movimentos e segmentos sociais.
“O momento é de tristeza, e saudade por essa partida tão precoce que dilacera todas as pessoas que conviveram com ela”.
Às 09hs, será realizado o velório, na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Edifício Miguel Arraes de Alencar – AV. União, 397 – Boa Vista / Recife-PE
Em seguida, haverá um CORTEJO AFRO, da ALEPE ao Cemitério de Santo Amaro, (R. do Pombal, s/n – Santo Amaro, Recife – PE)
SEPULTAMENTO – Liturgia da Família tradicional ao qual Marta pertence!
Marta Carmelita Bezerra de Almeida, chamada carinhosamente pelos amigos por Martinha. Candomblecista, Martha era uma Ekédj de Nagô Vodun, filha de Oyá, do Egbe Orisa Nago Vodun, terreiro dos Camarás.
Aos 44 anos, Martinha teve um AVC no percurso entre Pernambuco e Brasília, onde participaria da reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde.
No CNS, Marta representava a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), integrava a Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição e a Comissão de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Marta presente! Hoje, amanhã e sempre!