Matrícula na rede municipal de ensino do Rio começa nesta sexta-feira (18)

Matrícula na rede municipal de ensino serão apenas online
Matrículas acontecerão somente no site - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

Começa nesta sexta-feira, 18/12, a partir das 8h a primeira etapa do período de matrícula para o ano letivo de 2021 nas unidades escolares da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. A inscrição deverá ser realizada somente pela internet, no site www.matricula.rio. Os alunos que já estudam nas unidades escolares do município, inclusive nas creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), e não desejam se transferir, terão a matrícula renovada automaticamente com vaga garantida e não necessitam acessar o site. Também será possível realizar as transferências internas para alunos já matriculados na rede municipal de ensino.

Esta primeira etapa da matrícula é exclusiva para vagas na Educação Especial, que atende alunos a partir de 4 anos de idade com deficiência. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de dezembro. Entre os dias 5 e 10 de janeiro se dará início as matrículas nas creches, que atende crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses.

As transferências internas de Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA (4 anos em diante) poderão pedir a mudança de unidade de 8 a 13 de janeiro. Novos alunos da pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (4 anos em diante) terão prazo de 19 a 24 de janeiro.

Matrículas para alunos novos da educação especial – de 18 a 21 de dezembro

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, para que a matrícula online ocorra da melhor forma é necessário seguir alguns passos. Após entrar no site e clicar em “Faça sua inscrição”, o responsável pela criança deve selecionar a origem do candidato: estuda ou estudou em escola/creche/EDI da rede municipal ou nunca estudou em uma unidade da Prefeitura do Rio.

Caso o candidato não estuda na rede municipal, o responsável, no ato da inscrição, deve selecionar um dos locais indicados no site para que seja avaliado e encaminhado ao melhor atendimento pedagógico. É importante anotar o número de inscrição, o dia, a hora e o local em que o candidato deverá comparecer para a avaliação, levando, também, os laudos que possui.

Ao final do atendimento, o responsável irá selecionar, junto com o avaliador, a escola de sua preferência e que atenda às necessidades do aluno de acordo com a avaliação realizada. Após a avaliação, haverá a confirmação da matrícula. Após o início do ano letivo, o responsável deverá comparecer à unidade escolar para onde o aluno foi matriculado e entregar toda a documentação constante do formulário de inscrição.

Matrícula na creche e EDI – de 5 de janeiro a 10 de janeiro de 2021

As inscrições para as crianças na idade de creche, entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, serão realizadas entre os dias 5 e 10 de janeiro de 2021. Nesse mesmo período, será possível ainda fazer transferência para outra unidade da rede municipal das crianças já atendidas nas creches/EDIs da Prefeitura do Rio.

Para fazer a inscrição, os pais e responsáveis precisam acessar o site e clicar em “Faça sua inscrição” e selecionar a origem do candidato: estuda ou estudou em escola/creche/EDI da rede municipal ou nunca estudou em uma unidade da Prefeitura do Rio. O responsável poderá selecionar no mínimo uma e no máximo cinco opções de unidades escolares de sua preferência. Caso precise comprovar algum critério classificatório que foi sinalizado no momento da inscrição, será necessário que comparecimento em uma das unidades para a qual fez a inscrição no próximo dia útil após a inscrição com os documentos pertinentes para confirmar a prioridade.

Nesse período, o responsável que deseja realizar a transferência de matrícula na rede municipal entre creches deve acessar o site www.matricula.rio e indicar o bairro no qual deseja a vaga e grupamento pertencente (berçário ou maternal). O site o conduzirá para onde, no bairro, há vaga disponível. Assim, a criança ocupa esta vaga escolhida e é liberada a vaga ocupada anteriormente pela mesma.

Para as inscrições de transferência não é necessária a comprovação de critérios classificatórios. Ao finalizar o preenchimento da ficha, é preciso imprimir ou anotar o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual creche/EDI a vaga foi reservada. A consulta para obtenção da vaga deverá ser feita no mesmo site da matrícula, na data indicada no comprovante da inscrição. O site irá indicar o dia em que o responsável deverá comparecer a creche ou EDI para confirmar a matrícula.

Transferência interna para pré-escola, ensino fundamental e EJA – de 8 a 13 de janeiro de 2021

A transferência para outras unidades escolares da rede municipal dos alunos da pré-escola, do ensino fundamental e do EJA acontecerá entre os dias 8 a 13 de janeiro. É preciso acessar o site www.matricula.rio e realizar a mudança de escola, escolhendo a opção que mais atenda. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada no comprovante de inscrição.

Novos alunos para pré-escola, ensino Fundamental e EJA – de 19 a 24 de janeiro de 2021

A transferência de alunos da rede particular ou outros entes federativos para a rede municipal do Rio de Janeiro dos alunos da pré-escola, do ensino fundamental e do EJA acontecerá entre os dias 19 a 24 de janeiro. É preciso acessar o site www.matricula.rio e realizar a escolha da opção que melhor lhe atenda. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada no comprovante de inscrição.

Apoio para realizar a matrícula online na rede municipal de ensino

Será disponibilizado àqueles que tiverem dificuldade para realizar a matrícula online na rede municipal de ensino do Rio, acesso gratuito à internet em 1.542 unidades escolares da rede municipal de ensino. Estarão presentes funcionários no local para auxiliar no preenchimento do formulário. Essas escolas estarão abertos para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento seguirá as Regras de Ouro estabelecidas pelo Comitê Científico Municipal de higienização e distanciamento para evitar a propagação da Covid-19.

Leia mais: Pandemia escancara a realidade da educação especial no Rio de Janeiro

Leia mais: Os desafios da educação pública durante a pandemia

Leia mais: Sala de aula: valorização da escola e dos profissionais de educação