O corpo do funkeiro será velado nesta segunda-feira (10) em Guarulhos, na Grande São Paulo,depois, no Rio de Janeiro no Teatro João Caetano às 21:00h. O sepultamento será amanhã às 10:00h no Cemitério Jardim da Saudade-Sulacap. O cantor deixou 3 esposas,32 filhos e 4 netos.
No início de 2017, Mc Catra foi diagnosticado com um câncer no estômago.Segundo o hospital, Catra morreu por falência múltipla de órgãos ocasionada pelo câncer gástrico.
Ele passou por um intenso tratamento, teve que fazer uma dieta restrita, perdeu 35 kg e foi orientado pelos médicos a parar de fumar.
O funkeiro também precisou tratar recentemente de uma pancreatite, tornando a dieta recomendada pelos médicos ainda mais urgente. Sofrendo de diabetes, chegou a correr o risco de perder a visão. Por conta do tratamento, ele reduziu o número de shows. Catra estava morando em São Paulo e ia ao hospital uma vez por semana para realizar sessões de quimioterapia.
O cantor acreditava que tinha ficado doente por causa do que chamava de “maus hábitos da vida”: falta de descanso, noites sem dormir e péssima alimentação. Mas, apesar da gravidade da situação, nunca deixou de confiar na cura.
Ele havia declarado ser doador de órgãos, mas como faleceu por falência múltipla de órgãos, não será possível. Os médicos ainda avaliam a possibilidade da doação apenas das córneas.
“É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do amigo e cliente, Wagner Domingues Costa o Mc Catra, que nos deixou na tarde deste domingo, 9, em decorrência de um câncer gástrico. O cantor e compositor estava internado no hospital do Coração (HCor), em São Paulo, e já vinha lutando contra a doença”, informou o hospital.
A assessoria de imprensa também lamentou: “Neste momento de sofrimento, agradecemos o carinho, cuidado e compreensão dos amigos da imprensa, e pedimos, gentilmente, para que respeitem o momento de tristeza da família.”
Sobre MC Catra.
Wagner Domingues Costa, nome de batismo, 49 anos, filho de Manoel e Elza Costa, nasceu e foi criado no Morro do Borel, era filho de criação de Edgar Luiz Pinaud. Casado, 3 esposas, 32 filho e 4 netos,formado em direito pela universidade Gama Filho, poliglota, falava inglês, hebraico, alemão, grego e francês.
Mr. Catra começou sua trajetória na música em uma banda de rock, O Beco, mas ficou conhecido mesmo no funk. Criou a empresa Rapsoulfunk, como gravadora, grife de moda e organizadora de bailes funk e shows de hip hop no Rio de Janeiro e em São Paulo. Seu primeiro disco solo lançado foi “O bonde dos justos”. Um dos principais hits do cantor é “Uh Papai Chegou”. Nos anos 2000, Catra começou a fazer paródias de algumas músicas. ‘Adultério’, um de seus grandes sucessos, é uma versão de “Tédio”, do Biquini Cavadão.
Em 2001, juntamente com MV Bill, lançou o Partido Popular Poder para a Maioria (PPPomar), o qual abandonou no ano de 2002 por divergências com Celso Athayde, proprietário da Produtora Hutus e empresário de MV Bill e dos Racionais MC’s. Ainda em 2002 foi indiciado por apologia ao crime, devido às letras de suas músicas, principalmente a da composição “Cachorro“, um de seus maiores sucessos, que versa sobre policiais corruptos. Sobre o assunto ele esclareceu posteriormente em entrevista: “Não sou cúmplice do crime, sou cúmplice da favela. Não estou fazendo apologia ao crime, estou é relatando uma realidade.”
Documentário “90 dias com Catra”
Produzido em 2010 como um piloto para um programa de televisão, o documentário 90 Dias com Catra se transformou em um hit no YouTube e mostrou uma faceta desconhecida um dos principais funkeiros brasileiros.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=zG3oERMnIXo[/embedyt]