Por se comemorar no dia 13 de maio, o Dia Das Religiões de Matriz Africana, foi criado no calendário oficial do Município de São Francisco do Conde/ BA, a partir da Lei de n° 361/2014, a comemoração da referida simbologia.
Nesta perspectiva, será realizada na próxima quinta-feira (13), a 5ª edição do Prêmio Medalha Axé Destaque, às 09h:30, horário de Brasília, e às 14h30, horário de Viena na Áustria.
O evento terá a participação de representantes dos movimentos sociais, parlamentares, gestores públicos, produtores culturais, representantes das religiões de Matriz Africana, e da Diretora e Fundadora do Festival Cultural do Brasil na Áustria, Vanessa Noronha.
Toda programação será transmitida no formato virtual através do canal UNDEKE União Nacional das Ekedes, e das redes sociais Troféu Axé Destaque São Francisco do Conde Ba-13 de Maio e Patricia Pinheiro
Dentro do cronograma haverá um bate papo para esclarecimento de assuntos ligados ao tema, com objetivo de valorizar o conhecimento cultural, em bases étnicas, sociais, econômicas, políticas e religiosas!
Medalha Axé Destaque
Apesar da criação da data, nenhum evento de valorização alusivo a sua importância, havia sido criado anteriormente, com a finalidade de comemorar o dia, valorizando as raízes religiosas da tradição e da Cultura Afro do Município e da região.
O projeto visa premiar as principais lideranças dos Terreiros e Ilês Axés da Cidade de São Francisco do Conde, assim como figuras públicas e populares de outros seguimentos, e representantes da cultura, da música, da arte, imprensa, movimentos sociais, políticos, além de lideranças e representantes religiosos de outros Municípios e Estados.
A premiação da Medalha Axé Destaque foi criada em 2016, tendo como objetivo a valorização da simbolização cultural e religiosa, de forma a demonstrar o respeito e a importância da religião Afrodescendente, de forma há ressignificar o dia 13 de Maio, outrora, dia da abolição da escravatura, como o dia em que, o Poder Público Municipal deu ênfase a identidade religiosa do Povo Negro.
A simbologia das premiações denotam um marco regulatório na celebração dentro do Município, bem como na Bahia e no Brasil, pois nasce de uma ação afirmativa, onde a parceria com a Secretária de Cultura e a Prefeitura Municipal, celebram com inclusão, respeito e dignidade, os Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro do Município.
Confere de forma justa e democrática, o reconhecimento devido pelo seu trabalho e importância na construção de uma sociedade melhor, fundada no respeito a Laicidade do Estado Brasileiro, e no combate ao ódio, a discriminação, e ao racismo religioso, consagrando assim, o que dispõe a Constituição Federal do Estado Brasileiro, e o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate a Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.
Idealização
O evento é promovido pela Dra. Patrícia Pinheiro Crisóstomo, Mulher Negra, Ekéde de Ogum confirmada no Ilê Oba Lôke, que tem o Posto de Iyá B’ Ogum da referida casa, e o posto de Iyá T’ Ogum do Ilê Babá Ikú Ladê-(Casa dedicada ao culto Egungun- fundada pelo Majó Bajó Rubinho), Salvador/ BA.
Dra. Patrícia, também é diretora de Cultura e Projetos do Instituto ÁFRICA-900- IABEPE, além de Delegada de Polícia Civil de Carreira, Bacharela em Direito pela UCSAL- Universidade Católica de Salvador, Pós Graduada em Políticas e Gestão em Segurança Pública.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas