A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou ontem três iniciativas fundamentais contra o racismo: a chamada Lei Vini Jr., contra o preconceito nos estádios; concedeu sua maior honraria, a medalha Tiradentes, ao atleta do Real Madrid; incluiu no calendário oficial o Dia da Resposta Histórica contra o Racismo no Futebol.
O Projeto de Lei 1.112/23, apelidado de Lei Vini Jr., prevê que partidas de futebol sejam interrompidas caso haja manifestação racista durante o jogo. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, tem prazo de 15 dias para aprovar ou vetar a lei aprovada com urgência pela Alerj.
A medalha Tiradentes e a data oficial contra o racismo no futebol foram propostas pela deputada estadual Verônica Lima (PT). “A recorrência dos ataques racistas com o Vinicius Jr. tem chamado atenção. O futebol para o povo brasileiro significa muito e, quando atacam o atleta, ferem a alegria do povo brasileiro, ferem o esporte que gera riqueza e que movimenta a economia do país”, afirma a parlamentar.
O Dia da Resposta Histórica contra o Racismo no Futebol será comemorado em 7 de abril. A data celebra os 99 anos da carta enviada pelo então presidente do Vasco da Gama à Associação Metropolitana dos Esportes Atléticos oficializando sua recusa em tirar de seu time os jogadores negros. Esse documento ficou conhecido como Resposta Histórica.
“A aprovação oficial da data representa uma grande conquista e uma demarcação firme de posição do poder público contra todas as formas de discriminação racial no futebol”, afirma a deputada Verônica Lima.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas