Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kayode, nasceu em 02 de maio de 1925, em Salvador/BA, vindo a falecer em 27 de dezembro de 2018, em Santo Antônio de Jesus- Ba.
Além de escritora, era formada em enfermagem, onde exerceu profissionalmente grande parte da sua vida, cuidado e dando assistência àqueles que mais necessitavam, atuando na Secretaria de Saúde Pública do Estado da Bahia, onde se aposentou.
Iniciou-se na afro-religiosidade por Mãe Senhora em 12 de setembro de 1939, aos 14 anos, e conseguinte Mãe Stella recebeu o orukó de Odé Kayodê. E, em 19 de março de 1976, foi escolhida para ser a quinta iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá.
Assim, criou-se a Medalha Mãe Stella de Oxossi, por meio de lei municipal em 2018, em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, na qual é celebradas todos os anos no dia 25 de Julho.
O referido projeto de premiação foi criado em 2018, por Dra. Patrícia Pinheiro Crisóstomo, delegada de polícia de carreira, Ekede de Ogum do Ilê Axé Obá L’ ôke, diretora de cultura e projetos do Instituto África 900, bem como uma das responsáveis pela realização do Mandela Day Bahia, que ocorreu pela primeira vez em Julho do citado ano, na Câmara Municipal de Nazaré das Farinhas, em que a saudosa Yalorixá Stella de Azevedo (Mãe Stella de Oxossi do Opô Afonjá), ainda em vida, teve a possibilidade de receber uma comenda especial e a uma medalha, que a titularizou como cidadã de Nazaré das Farinhas.
Tendo em vista que, em respeito ao luto oficial de um ano, pela morte de Mãe Stella, não pode ser realizado no dia 25 de Julho de 2019, razão pela qual está sendo realizada em Janeiro, mês em que se celebra o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa (21/01/2020), onde serão homenageadas 38 mulheres, das mais diversas lideranças Religiosas e também lideranças sociais e comunitárias, da área de educação, Educação, Comunicação entre outras.
Confira a programação:
Local:Câmara de Vereadores do município de Nazaré das Farinhas/BA.
Dia 24/01/2020, á partir das 14:00hs.
Realização Instituto África 900, com apoio da Câmara e a Prefeitura Municipal de Nazaré das Farinhas, tendo como cobertura jornalística a ASCOM/ Nazaré das Farinhas, a Agência de Notícias das Favelas (ANF) e a equipe da TV ARATU/QVP BA).