Medidas restritivas são ampliadas na periferia de Salvador

Bairro Cajazeiras, em Salvador - Crédito: Reprodução

A partir da próxima sexta-feria, 24, os bairros de Cajazeiras e Fazenda Grande, em Salvador, terão medidas restritivas para conter o avanço da pandemia. Os locais fazem parte da periferia da capital baiana. O decreto foi anunciado hoje, 22, pelo prefeito ACM Neto. Cajazeiras é um complexo com 11 subdivisões e nesta etapa as regiões afetadas serão 7, 8, 10 e 11 VII. Já em Fazenda Grande, que também é subdivida as áreas 1, 2, 3 e quatro terão as medidas, com validade de sete dias.

Segundo último boletim da secretaria de saúde do município, Fazenda Grande tem 422 casos do novo coronavírus, 219 apenas na última semana. Cajazeiras registrou 528 casos, sendo 261 nos últimos sete dias. “Esses números mostram que houve um crescimento acelerado dos casos nessa grande região da cidade nos últimos sete dias, fazendo com que a luz amarela fosse ligada. Com base nos critérios técnicos que adotamos para incluir as localidades nas medidas mais restritivas, chegou a hora de chegarmos mais firmes e com as ações de proteção à vida nessa parte da cidade”,  disse ACM Neto, prefeito de Salvador.

Com o novo anúncio, Salvador completa o número de oito bairros com as medidas em vigor, além dos citados anteriormente integram a lista Nordeste de Amaralina, Águas Claras, Liberdade, Itapuã, Coutos e Fazenda Coutos Castelo Branco.

Os comércios formal e informal devem permanecer fechados, permitido apenas as atividades essenciais, como supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde. Nesses locais com as medidas estão acontecendo distribuição de cestas básicas, máscaras, uso dos testes rápidos para detecção do novo coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Itinerante.