Após autorizar o banho de mar na Fase 5 de flexibilização carioca, o prefeito Marcelo Crivella anunciou hoje, 10, que estuda uma melhor maneira de autorizar a permanência das pessoas também na areia da praia. De acordo com Crivella a área que a pessoa ocupar na areia deverá ser reservada por aplicativo no celular.
“As pessoas vão poder ocupar essas demarcações pelo horário que chegarem e também reservando no aplicativo. A ideia é que assim a gente consiga organizar melhor o que hoje não está bom”, disse. O prefeito explicou, ainda, que os detalhes de como essa operação acontecerá serão passados ao longo da semana.
Nas redes sociais os cariocas receberam a novidade com um misto de incredulidade e espanto, como resumiu um deles: “Quem vai recepcionar os banhistas pra ver se o horário e posição agendados são aqueles mesmo? Vão abrir concursos públicos? Caso você saia do seu local de reserva e vá cumprimentar um amigo no local dele, isso irá gerar alguma penalidade? Os arrastões também serão agendados?”
E não parou por aí, a incredulidade deu espaço para os risos de outra moradora: “Kkkkkkkk como assim??? Se alguém estiver no meu espaço, eu peço para sair… Kkkkkkkkk”. Outros pensaram no potencial empreendedor que essa ação pode ter: “Já tô vendo uma nova profissão surgindo: os flanelinhas da areia. Você paga 30 conto, e eles guardam seu lugar por uma hora”.
Mesmo sem aplicativo de reserva ou flexibilização que inclua ficar na areia da praia, no último final de semana carioca muitas pessoas aproveitaram o sol, o mar e a areia da praia. A grande maioria estava sem máscara e desrespeitando o recomendado pela OMS.