Dados do Fórum Popular de Segurança apontam que Cabo de Santo Agostinho é a 5ª cidade mais violenta do Brasil, e a primeira de Pernambuco na letalidade e vulnerabilidade juvenil. A cidade é a mais violenta do estado para um jovem negro.
O Centro das Mulheres do Cabo (CMC), que atua há 40 anos em defesa das mulheres e juventudes no Cabo de Santo Agostinho, referendou uma Carta Pedido produzida pelo Fórum Juventudes do Cabo (FOJUCA), que reúne várias pessoas para reivindicar políticas públicas, e busca apoio na Assembleia Legislativa para discutir a importância da pauta.
Em visita ao Centro das Mulheres do Cabo, a Deputada Rosa Amorim (PT), recebeu informações sobre os impactos socioambientais do Complexo Portuário de Suape, além do Plano de Enfrentamento à Evasão Escolar com recorte de gênero e raça do Cabo. Nesse plano de evasão escolar tem recomendações para o governo do Estado.
O plano é fruto do Comitê de Enfrentamento à Evasão Escolar composto por representantes da sociedade civil e gestão municipal.
Meninas em Movimento pela Educação é realizado através do Centro das Mulheres do Cabo e apoiado pelo Fundo Malala. “Quando Malala esteve no CMC a secretária de educação do estado se comprometeu em implementar um plano de evasão escolar”.