Estão abertas as inscrições para as oficinas MENINAS PODEM! e NÓS! até o dia 15 de março. Os encontros envolvem contação de histórias, jogos teatrais, debates e diversas outras dinâmicas.
Serão ofertadas cinco turmas, sendo elas divididas por faixa etária. As interessadas devem ter a partir de 5 anos de idade.
As inscrições são feitas através de um link do Sympla: https://www.sympla.com.br/ produtor/apanaceiameninaspodem .
A realização das oficinas é da grupA A Panacéia, que tem tradição no campo das Artes Cênicas dentro e fora de Salvador, seja no que tange a espetáculos ou cursos, desde 2008.
A criação partiu de duas artistas integrantes d’A Panacéia: Ana Luísa Fidalgo e Camila Guilera. O projeto MENINAS PODEM! foi idealizado em 2019 e, desde então, foram realizadas 7 edições da oficina, que tem como objetivo central abrir espaço para que as participantes possam descobrir e explorar criativamente histórias de mulheres reais.
O foco das atividades se encaminha tanto para olhar para figuras da História, como também mulheres que tenham servido de inspiração para cada participante, que podem ser suas mães, avós, tias etc. A Panacéia acredita que conhecer e se reconhecer nas histórias de mulheres pode ser um caminho para superação de invisibilidades históricas e criação de novos futuros possíveis.“Tem sido muito inspirador acompanhar o que é gerado pelas meninas durante os encontros: figuras históricas que elas pesquisam, histórias de mulheres das famílias, histórias criadas em conjunto, cenas improvisadas, textos, desenhos…”, conta Camila.
Para a atriz, pesquisadora e professora, a experiência foi, desde o seu princípio, surpreendente, pois a troca, mesmo que remota, foi intensa e mostrou que existem inúmeras histórias de mulheres que precisam ser conhecidas, admiradas e reconhecidas em seu devido valor. Agora, A Panacéia se prepara para trazer o evento presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança. O valor para participação na atividade varia entre R$ 35,00 e R$ 80,00 de acordo com as possibilidades de contribuição de cada pessoa inscrita. As turmas são organizadas por idade, contando com horários pela manhã e tarde, acontecendo entre 19 e 20 de março, no 55 Condomínio Cultural, no Rio Vermelho. Para maiores informações, acesse: https://linktr.ee/apanaceia
Além disso, dentro deste contexto, o coletivo também leva esta oportunidade para o ambiente escolar, em colégios de educação infantil e fundamental I, visando promover o compartilhamento de histórias e reflexões acerca das lutas pelos direitos das mulheres. As instituições interessadas podem entrar em contato com a grupA, através de sua página, no Instagram.