Meu país é Caxias

 

Conhecida por sua grande atividade varejista, Duque de Caxias é a cidade mais populosa da baixada fluminense, possuindo quase um milhão de habitantes. Embora sofra inúmeros problemas de educação, saúde e abandono por parte dos administradores, a cidade é querida por seus moradores que tem, sempre, muitas histórias para contar.

Caxias só passou a ser uma cidade independente no ano de 1943 quando foi emancipada do conjunto que fazia parte – junto às cidades de São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu – que formavam um só município. Hoje é dividia em quatro distritos: 1º- Duque de Caxias, 2º- Campos Elíseos, 3º- Imbariê, 4º- Xerém e seu nome é uma homenagem ao patrono do e Exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

O centro da cidade é cercado por diversas lojas de roupas, acessórios, eletrodomésticos, entre vários outros produtos e o famoso calçadão está sempre lotado de consumidores, independente do período do ano. A região também abriga uma das maiores refinarias de petróleo do Brasil, a REDUC e além do setor petroquímico, outros segmentos – metalúrgicos, gás, plástico, têxtil e vestuário- são expressivos na cidade.

Também possui diversos locais turísticos, culturais e históricos que são visitados diariamente pela população, o Teatro Raul Cortez, na praça do pacificador, o Parque Natural Municipal da Taquara com entrada gratuita e acesso a trilhas e cachoeiras, a Igreja Paroquial Nossa Senhora do Pilar, patrimônio histórico brasileiro, além do Museu Vivo de São Bento, um sítio arqueológico e patrimônio material.

Durante a semana do dia 13 de junho, em que é comemorado o dia de Santo Antonio, padroeiro da cidade, a Catedral de Santo Antônio realiza uma festa, tradicional, de rua que costuma atrair milhares de pessoas todos os anos na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy), com shows gratuitos e barracas de comidas típicas. Além disso, a cidade também é representada no carnaval carioca, com a escola de samba Acadêmicos do Grande Rio que desfila, atualmente, no Grupo Especial.

Apesar de ser localizada na baixada e, portanto, ser mal vista por moradores de outras regiões, (principalmente pela falta de segurança publica) Duque de Caxias é considerada uma boa cidade para viver. Faz divisa com a cidade imperial, Petrópolis, o principal ramal ferroviário liga a cidade a Central do Brasil, tem acesso fácil as principais vias expressas do Rio de Janeiro, como a Linha Vermelha, Avenida Brasil, BR-040 (Washington Luiz) e fica a poucos quilômetros da capital do estado.