O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vai antecipar o pagamento do Bolsa Família, ao todo, cerca de 20 mil famílias do Rio Grande do Sul tiveram o benefício desbloqueado e os pagamentos estarão liberados a partir do primeiro dia do calendário do Bolsa Família, em 17 de maio. Cerca de 10 mil famílias tiveram a reversão da ação de cancelamento de benefícios e seus pagamentos de maio e junho estarão disponíveis no próximo mês.

“Nossa prioridade é cuidar das famílias e garantir proteção social, estamos concentrando os esforços e tomando todas as medidas para que o auxílio chegue a todos”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O MDS vai suspender a revisão cadastral no Rio Grande do Sul até dezembro de 2024. A medida visa manter os pagamentos de benefícios e suspender repercussões que resultem na interrupção do pagamento dos benefícios, como bloqueios e cancelamentos. Mais de 252 mil famílias haviam sido convocadas no estado para regular seus cadastros. As famílias que teriam seus pagamentos interrompidos a partir deste mês de maio, em razão de não regularização cadastral dentro dos prazos, continuarão recebendo o Bolsa Família.

Pagamento Unificado

Para os meses de maio e junho, o MDS já assegurou o pagamento unificado no primeiro dia do calendário a todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família no Rio Grande do Sul. Em maio, o pagamento se iniciará na próxima sexta-feira (17.05). Isso significa que beneficiários dos 497 municípios gaúchos poderão movimentar o recurso sem a necessidade de seguir o calendário escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). No estado gaúcho, 620 mil famílias recebem neste mês de maio, o benefício médio de R$ 672,74. O valor total investido pelo MDS é de R$ 417 milhões. A medida poderá ser prorrogada enquanto durar a grave situação de calamidade que o estado está enfrentando.

(Foto: Gabriel Lyon/ MDS)