A plataforma MOBILE, foi lançada na última sexta-feira, 10, pelo Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (MOBILE). O lançamento contou com a participação de diversos nomes da cena artística como ator e diretor Wagner Moura.
O MOBILE se formou como uma rede de entidades e coletivos que atuam na defesa e promoção da liberdade de expressão cultural no Brasil. De acordo com os organizadores, a plataforma surge como uma reação ao quadro crescente de censura e autoritarismo contra o setor cultural brasileira nos últimos anos.
Qualquer trabalhador da cultura pode enviar denúncias relativas a censura e violações de direitos humanos ao movimento.
As denúncias integram o Mapa da Censura, que pode ser visualizado no site do movimento. Para enviar um relato, acesse este link.
O evento teve uma roda de conversa sobre a censura as artes no Brasil, com a presença de profissionais da cultura como o curador Gaudêncio Fidelis, os cineastas Jorge Furtado e Ana Azevedo, a artista visual Zoravia Bettiol; a cantora Valéria Barcellos, a educadora Esther Grossi e o Grupo Cerco de Teatro.
Na programação também teve o lançamento do livro sobre Hip Hop, juventude de periferia e direitos humanos, do rapper Rafuagi, fundador do Museu do Hip-Ho, em Porto Alegre.
O movimento é uma iniciativa das organizações Artigo 19, 342 Artes, Centro de análise da liberdade e do autoritarismo (LAUT), Rede Liberdade, Movimento Artigo Quinto e Mídia Ninja, com apoio da Samambaia Filantropia.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas