Designer e Consultora de Moda é grande referência de customização de abadá no Carnaval de Salvador.
Mulher preta e cria da Boa Vista do Lobato, Laitânia, 32 anos, formada em Designer de Moda e pós graduando em Gestão de Pessoas, é apaixonada por moda e pelas transformações que proporciona.
Mesmo com todas as dificuldades do cotidiano, a baiana moradora do subúrbio de Salvador nunca desistiu dos seus sonhos: sempre sonhou em fazer moda, e principalmente suas inúmeras possibilidades em transformar não apenas roupas, mas pessoas também, o que trazia um fascínio especial. Lai, como é chamada, não vê na moda apenas beleza, mas também um propósito e foi em prol desse sonho de viver de moda que traçou metas pessoais, exercendo diversas funções num mercado de trabalho muito difícil: o da moda.
Foi nesse mercado que ela passou por várias transformações encarando cada uma delas como uma nova etapa.
“Eu sempre quis gerar oportunidade e esperança para as pessoas a partir do meu trabalho. Pra mim a moda transforma, eleva a autoestima, abre novas oportunidades, porém por muito tempo eu me vi procrastinando minhas ações.”
Depois de um ano difícil, Lai traçou como meta para 2020 ser melhor para o outro e não do que o outro, e desde então tudo começou a fluir de forma positiva.
“A partir do meu amigo Jadson Nascimento eu tive contato mais próximo do projeto Jovens Periféricos e muito mais do que falar foi ouvir todos aqueles jovens. A partir deste primeiro contato eu tenho procurado parceiros dispostos a fazer workshops em diversas áreas para que eles tenham novas oportunidades de aprendizado.”
E foi desse encontro que a designer escolheu Ananda Barreto para participar da campanha 2020 do Abadá de Luxo, sua marca de customização de abadás e que é um grande sucesso. A marca é um “delivery” de customização que há 6 anos leva moda e estilo através das suas produções os dias de folia, e no carnaval de Salvador, é ela quem prepara os melhores “looks”. Musas como Aline Riscado, Lore Improta, Thyza Ferreira customizaram seus abadás com Lai este ano.
Não foi fácil chegar onde está: persistir e acreditar foram combustíveis para jamais desistir.
“Tropeçar, cair, mas não desistir. Acreditar é combustível para se levantar da cama e encarar a realidade frente a frente. Nada na vida é fácil, mas quando a gente acredita tudo flui com mais leveza.”